Milla Minhava – Destaque do Arte e Cultura
Milla Minhava e a arte em terracota de Maricá
Milla Minhava é autodidata da cidade de Maricá (RJ), nascida em Portugal, em 1945. Seu primeiro contato com o barro foi em 1998 quando entrou para o Grupo de Artistas de Maricá (GAM), onde conheceu a argila pela qual se apaixonou. Seu primeiro trabalho foi um anjo (Anjo cansado de ser anjo), desde então, não parou mais.
Obras em terracota de Milla estão presentes no Brasil e no exterior
No Brasil, suas obras foram expostas em eventos como o Museu da Terra na Praia Vermelha, Centro Cultural Graça Baldez, Casa Cor e muitos outros. Em março de 2018, O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) realizou a exposição ‘Mulheres e mais: a arte de Milla’, na Sala do Artista Popular (SAP).
No exterior, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres representou o Brasil com sua peça “Exaustos” (de 50cm, que retrata um menino, seu cachorro e uma bola) que esteve exposta na Casa Brasil – espaço de representação oficial dos Jogos Rio 2016. Atualmente a obra encontra-se em exposição permanente na Embaixada do Brasil em Londres.
Milla também representou o Rio de Janeiro na primeira Exposição de Nações em Xangai, realizada do dia 1º de maio a 31 de outubro de 2010. A Exposição teve a participação de cento e oitenta e nove países, além de 57 organismos internacionais incluindo ONGs e grandes corporações. O pavilhão abrigou eventos artísticos, culturais e turísticos, discussões temáticas, encontros empresariais e aulas de gastronomia, além de degustação de produtos alimentícios típicos do Brasil. O número de visitantes superou os 73 milhões, acima da Expo mais visitada da história, até então: Osaka (Japão) em 1970, que registrou 54,2 milhões.
Pessoas ilustres foram presenteadas com suas bonecas de terracota

Em 2009, em visita ao Estado do Rio de Janeiro, Danielle Mitterrand (viúva do ex-presidente francês François Mitterrand e presidente da Fundação France Libertés) recebeu de presente uma obra em argila da artesã Milla. O presente entregue, em nome do Governo do Estado, à Danielle Mitterrand, é uma escultura de uma mãe com o filho no colo, simbolizando o amor que devemos ter pela Terra.
Uma escultura da artesã Milla também foi o presente que o Governo do Estado deu a Madonna em jantar, em 2019, que reuniu em torno da cantora, o empresário Eike Batista, o governador Sérgio Cabral Filho e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Bonecas que expressam beleza, sentimento, admiração e o respeito dos apaixonados pelo gênero e público em geral
Ao olhar para uma escultura feita por Milla Minhava tem-se a impressão de que a qualquer momento a figura irá se mover e falar.
“Minhas mulheres são fofas”: é como se refere às figuras femininas cheinhas que, segundo ela, atribuem mais graça à escultura. “Quando faço, elas já saem assim”.
Milla tem preferência a temas de mulheres por causa dos detalhes.
“Amo detalhes, e homem não tem tanto detalhe (…) o máximo que faço é menino”.
Finalmente, Milla comercializa suas obras em exposições ou diretamente com ela. Entretanto, devido a delicadeza das peças, elas não podem ser remetidas pelos Correios.
Conheça a história de nossa Milla Minhava!
Contato da ceramista:
Endereço: Rua Cento e Cinco, Lote C, Quadra 144, Cordeirinho .
Telefone: (21) 98856-3240
Site: http://milaterracota.blogspot.com/