MICA aborda empreendedorismo na indústria audiovisual maricaense

Compartilhe essa matéria:

Segundo dia do evento teve participação do Rio2C, seminário de game e exibição de curtas-metragens

Após encantar o público na cerimônia de abertura, a Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA) deu continuidade à programação na sexta-feira (25/08), no Cine Henfil, com a participação de importantes nomes da indústria audiovisual, game e do carnaval, trazendo experiência transformadoras.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

O segundo dia trouxe a convidada Ana Cecília Springefeldt, curadora de audiovisual do maior evento de criatividade da América Latina, o Rio2C. Ela falou sobre “Como construir um mindset criativo para atuar na indústria do audiovisual”, um workshop que movimentou o início da tarde.

“Foi um prazer estar em Maricá e participar da MICA, vendo tanta gente envolvida com as indústrias criativas mostrando interesse em saber mais como construir uma mentalidade inovadora para trabalhar com criatividade. Vida longa a esse projeto e que a gente tenha mais pessoas trabalhando nas indústrias criativas, que é um potencial gigantesco que o Brasil tem”, disse a curadora.
Seguindo a programação, a Incubadora de Inovação Social em Cultura, que organiza a MICA, deu destaque para o setor de game, um dos eixos trabalhados na instituição. Para o seminário “Empreendedorismo e monetização em jogos digitais”, Eduardo Brasil, que é publicitário e produtor executivo de grandes eventos na área de jogos online, trouxe sua experiência.
“Agradeço a oportunidade de participar da Mostra MICA, a convite da Prefeitura de Maricá. Foi uma experiência sensacional estar com os desenvolvedores, com o público em geral que tem contato com o cinema e que quer iniciar na área de jogos. Parabéns, Maricá”, comentou.
A deputada estadual Zeidan e os secretários municipais de Cultura, Leandro Dasilva, e de Economia Solidária, Andréa Cunha, prestigiaram o evento.

Mostra competitiva

O dia também foi de exibição de curtas-metragens da Mostra MICA. Os participantes assistiram Autopofagia, Menina Semente, No Caminho de Casa, Central Tocaia, Anjos Cingidos, Mas Nós Estamos e Saberes Tradicionais e da Cultura Popular – Maracambuco.

Ao fim da primeira exibição, aconteceu um debate sobre as obras com o coordenador de audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura, Wavá de Carvalho.

No total, 15 curtas-metragens concorrem ao prêmio MICA, que será entregue no domingo (27/8). A Mostra é dedicada a estudantes de cinema e audiovisual, sendo produções nacionais ou estrangeiras. Foram aceitas instituições de ensino superior, técnico e médio.

O júri técnico selecionará três obras. Já o júri popular, irá escolher uma. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro.

Foto: Elsson Campos

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: