Maricá+Verde entrega mudas nativas da Mata Atlântica a moradores de São José do Imbassaí
Maricá+Verde em São José de Imbassaí
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, distribuiu 100 mudas nativas da Mata Atlântica à população do bairro de São José de Imbassaí nesta quinta-feira (19/05). Foram oferecidas mudas de aroeira, ingá de metro, ipê-rosa, goiabeira, nêspera e palmeiras, entre outras espécies.
Esta edição contou com a participação da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), que entregou aos visitantes sementes agroecológicas e mudas de capim-limão produzidas na Fazenda Pública e na Unidade Manu Manuela.
O programa é uma estratégia de recuperação da qualidade ambiental das áreas naturais no município atrelado a iniciativas de inclusão socioambiental. O foco são as áreas de preservação permanente localizadas nas margens de córregos, rios e lagoas; na área rural, bem como as áreas degradadas no interior das Unidades de Conservação do município.
Moradores levam mudas para casa
O fiscal rodoviário Paulo Roberto de Andrade, morador do bairro São José do Imbassaí, levou duas mudas para plantar em sua casa.
“Estou levando para casa uma muda de nêspera e aroeira, pois ainda não tenho. Essa distribuição é muito importante, pois inspira as pessoas ao plantio, garantindo a preservação do meio ambiente”, afirmou.
Moradora de Nova Iguaçu, a cuidadora de idosos Maria Helena de Souza, trabalha em São José do Imbassaí e levou sementes de abóbora, ervilha e salsa para plantar em seu sítio e para casa onde trabalha.
“Aqui onde eu trabalho temos uma horta e vou levar essas sementes para serem plantadas lá e também na minha casa, onde já têm bananeiras, laranjeiras, mangueiras e muito mais. Ter tudo em casa é muito bom, sem agrotóxico. Essa é a primeira vez que participo do projeto, mas ele é muito importante”, completou.
A dona de casa Aline Alves já participou de outras edições do Maricá+Verde e desta vez adquiriu nêspera e palmeira triângulo.
“Esse programa é muito bom, pois incentiva que os moradores tenham mais árvores em casa, o que é ótimo para quem planta e para o meio ambiente. Sempre que puder irei participar”, destacou.