Maricarnaval 2024: Volta dos desfiles das escolas de samba encerra folia em Maricá
Último dia teve ainda 19 blocos e shows por toda a cidade
O último dia do Maricarnaval 2024 foi marcado pelo retorno do desfile das escolas de samba de Maricá, após uma ausência de 16 anos. Sete agremiações (três do grupo de acesso e quatro do Grupo Especial) cruzaram a passarela Adélia Breve, no Centro, para um grande público que i prestigiou o evento. O prefeito de Maricá,Fabiano Horta, e a primeira-dama, Rosana Horta, assistiram animados, sambando e aplaudindo a cada escola que passava. O resultado da disputa será conhecido nesta quarta-feira de cinzas (14/02), quando acontece a apuração dos votos dos jurados, também na passarela do samba.
Pelo grupo de acesso cruzaram a avenida Herdeiros de Maricá, Acadêmicos do Caxito e Flor do Imbassaí (com até 30 minutos de desfile), seguidas pelas escolas do Grupo Especial: Império da Camisa Azul e Branco, Unidos do Saco das Flores, Tradição de Maricá e Inocentes de Maricá (com 45 minutos cada). Nas laterais e arquibancadas lotadas, o público aplaudia com animação a passagem de cada uma das agremiações.
Fabiano Horta avaliou a volta dos desfiles como um reencontro de Maricá com sua forte identificação com o Carnaval.
“Maricá tem uma cultura de Carnaval muito viva, e é com muita alegria e satisfação que trazemos este evento de volta, reforçado pela presença da União de Maricá na Sapucaí. A movimentação das comunidades é grande na preparação e as escolas estão passando com toda a garra e euforia, e torcemos para que isso cresça porque cria vínculos sociais. Para nós, é o resultado de um trabalho de nossa gestão desde 2009 e também é um legado que deixamos”, ressaltou o prefeito.
De acordo com secretário de Turismo de Maricá, Robson Dutra, o gostinho de Carnaval retorna em maio, mês de aniversário da cidade, que terá em seus festejos a segunda edição da ‘Maricareta’ – sucesso no ano passado na orla de Itaipuaçu com shows de Chiclete com Banana e Xanddy Harmonia –, juntamente com a atrações da Barra de Maricá. Ele fez um rápido balanço sobre a folia deste ano.
“Só de ver a felicidade do povo nas ruas nos mostra que investimos de forma correta na festa popular. Esse desfile que volta hoje é outro exemplo, e a alegria de quem veio ver já nos gratifica. Tem gente de todas as idades aqui curtindo”, pontuou Dutra.
O desfile foi comemorado pelos foliões com o mesmo entusiasmo das autoridades.
“Como eu estava com saudade disso! É uma tradição da cidade que precisava ser resgatada, e o público mostra o quanto queria de volta marcando presença, lotando a avenida”
Observou a jornalista Roselly Pelegrino, que cobriu desfiles anteriores ao hiato. Para a educadora popular Day Andrade, o governo teve sensibilidade ao trazer o espetáculo de volta.
“É um importante momento para a cultura da cidade. Curti os blocos também, mas faltava esse investimento maior e ele veio”, exaltou ela, que torcia para a Flor do Imbassaí, escola de São José de Imbassaí, bairro onde mora.
Blocos e shows no último dia
Antes dos desfiles, a terça-feira de Carnaval (13/02) foi cheia de animação com 19 blocos saindo em nove bairros diferentes da cidade. Os destaques foram o ‘Louca Paixão’ (em Araçatiba), ‘Ratos de Praia’ (na Barra) e o tradicional ‘Vai, Vomita e Volta’ (no Centro), mas teve ainda outros como “Chupa mas não baba” em Santa Paula; “Bloco da Coruja” em Itaipuaçu; “Edbe Odara” em Inoã; “100% Piranha” em Ponta Negra e “Eu não me Khalo” no Centro. Entre os shows, o público teve Natalia Pani em Santa Paula; Rodrigo Balla na Praça Orlando de Barros Pimentel no Centro; Léo Marcenes na Praça do Ferreirinha em Itaipuaçu; Rinah no Recanto em Itaipuaçu; Raquel Fonseca em Jacaroá; Rebeka Monteiro em Ponta Negra e o Grupo vai e Volta em Jaconé.
Nesta quarta-feira, haverá ainda os blocos “Pega na Vacol e Vem” (das 9h às 16h na Barra de Maricá), “Liga a Bomba” (das 12h às 16h30 em Itaipuaçu) e Bororó (das 15h às 21h nas Pedreiras).
‘Carnaval Laranja’ até domingo
Entre os diferentes órgãos do governo municipal, a Defesa Civil de Maricá divulgou um balanço preliminar das ações nos dias de Carnaval. Com um efetivo total de 682 profissionais e 15 viaturas, foram realizadas 5.304 ações preventivas e 42 salvamentos nos 45 postos das praias e lagoas da cidade. De acordo com o secretário Fabrício Bittencourt, a operação ‘Carnaval Laranja’ segue até domingo (18/02).
“Vamos manter nosso trabalho de vigilância intensiva até o fim de semana. Nossa ações tiveram o reforço de quatro botes que fazem o patrulhamento nas lagoas e na orla, que ainda recebeu bandeiramento em toda a sua extensão”, reforçou.