Maricá vacina mais de 22 mil animais contra a raiva

Compartilhe essa matéria:

Em dois sábados, 22 mil pets foram imunizados durante a campanha que abrangeu os quatro distritos da cidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, imunizou 9.732 cães e gatos durante a segunda etapa da Campanha Antirrábica,  em 17 locais dos distritos de Inoã e Itaipuaçu. A mobilização, iniciada no dia 23/11 nos distritos Centro e Ponta Negra, resultou na vacinação de 22.982 pets contra a raiva em toda a cidade. A ação fortalece a proteção dos animais contra uma doença letal que pode ser transmitida aos humanos.

Quem pôde participar?

Foram vacinados cães e gatos saudáveis com mais de três meses de idade, exceto fêmeas em estado gestacional. A vacinação, que deve ser realizada anualmente, é a única forma eficaz de prevenção contra a raiva animal. Segundo a Secretaria de Saúde, o resultado da campanha contribui para manter a cidade sem registros da doença.

Campanha considerada um sucesso

Micheli Ferreira, coordenadora da Vigilância em Saúde de Maricá, destacou o êxito da mobilização e anunciou que haverá uma nova oportunidade para os tutores que não puderam vacinar seus animais.

“A população de Maricá atendeu ao chamado e entendeu a importância de vacinar seus animais contra a raiva. Aproveitando esse resultado, vamos oferecer uma nova chance de imunização no sistema volante (‘drive-thru’). Os detalhes serão divulgados em breve e contamos com a participação dos moradores”, afirmou.

Depoimentos de moradores

Moradores como Milena Gomes, de 29 anos, elogiaram a iniciativa. Ela participou da ação em Itaipuaçu e levou sua cadela Belinha para ser vacinada.

“A vacinação foi bem rápida, e agora podemos passear com tranquilidade, sabendo que ela está protegida contra a raiva. Estou morando em Maricá há dois anos e gostei muito dessa oportunidade. Ano que vem, estarei participando novamente”, disse.

Já Valéria Pereira Peçanha, de 50 anos, aproveitou a campanha para vacinar cinco gatos e três cachorros no mesmo distrito.

“Eu dou nota 10 para essa campanha. Fui muito bem tratada, e tudo ocorreu de forma rápida, sem filas. Participo sempre e também incentivei outras pessoas a levarem seus animais”, concluiu.

A nova etapa da campanha será anunciada em breve, ampliando a oportunidade para os tutores garantirem a proteção de seus pets contra a raiva.

Foto: Gabriel Ferreira

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: