Maricá registra queda em indicadores de segurança pública no último semestre
Houve redução no número de Roubos de Veículos e de Cargas nos seis primeiros meses de 2024
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) compilados pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão do Gabinete Integrado (Seop), apontam redução em, pelo menos, dois indicadores de crimes. Há queda nos números de casos de Roubos de Veículos e Roubos de Cargas entre janeiro e junho de 2024 – quando comparado com o mesmo período de 2023. Outros delitos também apontam os menores índices há, no mínimo, 10 anos.
Houve ainda redução do número de roubos de veículos no mesmo período. A cidade registrou, no primeiro semestre, o menor número de casos dos últimos 21 anos: foram apenas 16 registros em seis meses. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, a queda é de 31%. Observando recortes maiores, a queda é ainda mais latente – sempre entre janeiro e junho. Foram 90 casos nos seis primeiros meses de 2021, 38 em 2022 e 26 em 2023.
Outro ponto de destaque é a ausência de registros de Roubos de Carga no município desde abril deste ano. Nos seis primeiros meses de 2024, há apenas cinco casos do crime (três em janeiro, dois em março). No mesmo período de 2023, foram 09 casos, enquanto em 2022 foram 13 registros – comparando 2022 e 2024, a queda foi de 61%.
Junho também registrou queda nos casos de Roubos de Rua, quando comparado com maio de 2024. Foram 12 registros no sexto mês do ano, ante 23 casos nos 30 dias anteriores. E essa redução vem sendo alcançada ao longo dos últimos anos. Se comparado todo o ano de 2023 com os anos anteriores, Maricá tem o menor índice neste crime dos últimos 10 anos.
O índice de letalidade violenta – que engloba homicídio doloso, lesão seguida de morte, latrocínio e morte pela polícia – também registrou retração no primeiro semestre de 2024. O dado foi igual ao mesmo período do ano passado (20 casos), que já havia sido o menor número desde 2005, quando foram registrados 25 casos.
Para o secretário de Ordem Pública, Julio Veras, o fato de Maricá ser uma cidade mais segura tem relação com a integração promovida junto aos demais órgãos de segurança pública.
“A redução nos indicadores que Maricá registrou nos últimos anos é fruto do êxito de todas as políticas voltadas à segurança. Os índices demonstram isso. Os números não param de cair semestre após semestre”, analisou.
A Secretaria de Ordem Pública vem ampliando os investimentos na segurança pública nos últimos anos. Atualmente, Maricá é a cidade que mais investe no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em todo o Estado, reforçando o contingente da Polícia Militar com média de 100 policiais diariamente. O município também investe na Polícia Civil, custeando o Regime Adicional de Serviço (RAS) dos agentes para ampliar o número de profissionais na 82ª DP (Maricá).
A Guarda Municipal também recebeu investimentos; além de uma nova sede, inaugurada neste ano, e da nova frota de viaturas com carros e motocicletas, houve também um aumento no efetivo com o concurso público realizado em 2019. Após seis convocações, o efetivo saltou de 123 agentes para 442 – um aumento maior que 250%.
“A soma das políticas resulta na queda dos indicadores. No fim das contas, é tranquilidade para a população, índices de criminalidade muito aceitáveis e diferentes dos municípios do nosso entorno, fazendo com que Maricá proporcione cada vez mais tranquilidade para se viver”, concluiu o secretário de Ordem Pública.
Foto: Marcos Fabrício