Maricá recebe o primeiro Festival Mulher com Samba no Pé
Evento celebrará a cultura afro-brasileira e o empoderamento feminino no samba, com oficinas, roda de conversa e apresentações musicais
Maricá será palco do primeiro Festival Mulher com Samba no Pé, que ocorrerá no dia 22 de dezembro (domingo), no Centro Cultural e Bar Selano em Casa, a partir das 13h. O evento, que tem entrada gratuita, visa valorizar as mulheres no universo do samba, destacando a importância de sua participação na música e na cultura afro-brasileira, especialmente no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana.
Idealizado pela historiadora e produtora cultural Kelly Cardozo, o festival é patrocinado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana – SEIM e o Programa Integra Rio 2024. O evento promete ser um marco ao reunir mulheres sambistas em diversas atividades culturais, como palestras, oficinas e rodas de samba, com o objetivo de fortalecer a presença feminina em espaços culturais tradicionais.
A programação começa com uma roda de conversa sobre o mercado para as mulheres sambistas no Rio de Janeiro, das 13h às 14h. O encontro será moderado por Alessandro Selano, diretor do Centro Cultural e Bar Selano em Casa, e contará com a presença de importantes nomes do samba, como Denise Alemão, diretora do Departamento Feminino da União de Maricá/RJ, e Aldione Sena, vice-presidente de Passistas Brasileira Ciro do Agogô e professora de samba.
Logo após, das 14h às 15h30, será realizada uma oficina de samba, comandada por Aldione Sena, voltada para quem deseja aprender os primeiros passos da dança. Às 16h, o evento será encerrado com uma animada roda de samba do grupo Abyás do Samba, formado por mulheres que se conheceram nas oficinas do Movimento das Mulheres Sambistas (MMS) em 2023 e, desde então, se uniram para levar a energia do samba feminino aos palcos.
Kelly Cardozo, idealizadora do festival, destaca a relevância do evento para a cultura local: “O festival celebra a cultura afro-brasileira, por meio de eventos que envolvem música, ancestralidade e diálogos com representantes dos saberes tradicionais. Buscamos contribuir para o movimento das mulheres no samba, promover sua inclusão, empoderamento, além de estimular o turismo cultural e fortalecer a identidade cultural local”, afirma.
Programação completa:
- 13h00 – 14h00: Roda de conversa
Tema: “O Mercado para as Mulheres Sambistas no Rio de Janeiro”
Moderador: Alessandro Selano
Convidadas:
Denise Alemão – Diretora do Departamento Feminino da União de Maricá/RJ
Aldione Sena – Vice-presidente de Passistas Brasileira Ciro do Agogô e professora de samba - 14h00 – 15h30: Oficina de Samba
Oficineira: Aldione Sena - 16h00: Roda de Samba
Grupo: Abyás do Samba
Sobre o grupo Abyás do Samba:
Formado em julho de 2023, o grupo Abyás do Samba nasceu de um encontro entre mulheres instrumentistas que se conheceram nas oficinas do Movimento das Mulheres Sambistas. O nome “Abyás” é uma homenagem às Yabás, orixás femininas cultuadas nas tradições religiosas afro-brasileiras. As integrantes do grupo trazem em sua formação o talento para instrumentos como cavaco, surdo, tamborim, pandeiro e tantan, com uma proposta que valoriza a ancestralidade e o empoderamento feminino no samba.
Integrantes:
- Preta Rô – Cavaco e voz
- Natinha do Surdo – Surdo e voz
- Victória Panzenhagen – Tamborim, agogô e reco-reco
- Cris Ferness – Pandeiro e voz
- Thalita Santos – Tantan, voz e repique de anel
Serviço:
- Data: 22 de dezembro (domingo)
- Local: Centro Cultural e Bar Selano em Casa
Endereço: Lot M Manuela – R. 16 – Cajueiro, Maricá - Horário: A partir das 13h
- Programação gratuita
Para mais informações, acesse Instagram do evento.