Maricá recebe 17° Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil e Master de Tiro com Arco 2024

Compartilhe essa matéria:

Cidade desenvolve projeto referência na modalidade com os arqueiros Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano que estão representando o Brasil nos Jogos de Paris-2024.

Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, foi iniciado nessa quinta-feira (25/07) o 17° Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil e Master de Tiro com Arco 2024, que acontece até o dia 28 de julho. A competição ocorre na Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), em Itapeba, e conta com a participação de atletas do projeto Maricá Cidade Olímpica. A cidade já desenvolve um projeto que é referência na modalidade. Os arqueiros Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano estão representando o Brasil no tiro com arco individual masculino, feminino e misto nas disputa dos Jogos de Paris-2024, e abriram a participação do país na competição na madrugada de hoje.

O campeonato é divido em três categorias, sendo elas: Recurvo, Composto e Barebow, ambas masculino e feminino. Na sexta-feira (26/07), começam as finais por equipe e no fim de semana (27 e 28/07) ocorrem as finais das categorias individuais.

Marcos Porto, técnico do Maricá Cidade Olímpica, destaca a importância de Maricá sediar este evento, e explica alguns fundamentos do esporte.

“Algumas peculiaridades do arco e flecha são muito interessantes, fazem o esporte ser tão querido e procurado aqui no município, são várias coisas bem legais em questões de estrutura, conhecimento técnico e até psicológico”, completou o profissional.

José Williams, representante da Federação Paraibana de Tiro com Arco (FPBTARCO), falou sobre a recepção da cidade e a importância de expandir o esporte para outros estados.

“Todos os participantes estão de parabéns, o incentivo ao esporte é fundamental para todos. Precisamos expandir o esporte para outros lugares do Brasil, pois ele ainda é bastante centralizado na região sudeste. Temos tido bastante apoio para desenvolver a modalidade no local em que moramos, com a ajuda de familiares, viemos para representar nosso estado”, completou José. 

A atleta Graziara de Moraes, de 17 anos, está competindo na categoria Sub 18 Recurvo, e conta um pouco sobre a sua trajetória no esporte.

“Estou ansiosa para competir, comecei com 9 anos, mas parei e retonei já faz 4 anos. O esporte é muito importante para mim, até porque eu conheci ele através do meu tio, que foi campeão brasileiro na categoria Composto”.

Graziara também comenta sobre ter como ídolo Marcus D’Almeida, atleta maricaense e número 1 do mundo no esporte.

“Apesar de conhecer o esporte através do meu tio, tenho o Marcus como minha principal referência, ele nos incentiva bastante, tenho ele como meu ídolo”, completou.

O esporte Tiro com Arco

O tiro com arco é a prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo. O esporte surgiu como atividade de caça e guerra e é praticado em um campo de competição que deve ser plano e sem obstáculos para os arqueiros. Somente o tipo de categoria outdoor e o arco recurvo ou olímpico fazem parte dos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.

Foto: Gabriel Ferreira

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: