Maricá promove primeira aula do projeto Educação para Jovens, Adultos e Idosos
Iniciativa reuniu 20 alunos na Casa da Terceira Idade do Centro. Inscrições permanecem abertas
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para Terceira Idade em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu a primeira aula do novo programa Educação para Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) nesta segunda-feira (04/09) na unidade Centro da Casa da Terceira Idade, no Centro. O evento reuniu 20 alunos do supletivo I (equivalente ao fundamental I), que participaram da aula inaugural ministrada pelo professor Matheus Silva.
O café da manhã serviu para que os alunos e professores se conhecessem e trocassem informações sobre a expectativa gerada em torno do curso. Houve ainda a distribuição de uniformes e mochilas da rede municipal de ensino.
A partir desta terça-feira (05/09) as aulas serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
“Todo dia vocês terão um lanche especial como esse para os nossos alunos. Aqui queremos o melhor para vocês”, falou o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Ademilton Diniz (Tatai).
A aluna Marlene Rodrigues, de 69 anos, moradora de Bambuí, disse que ter a oportunidade de voltar a estudar é uma conquista.
“Um sentimento de potência e gratidão por mais um benefício que a Prefeitura da Maricá, através da Casa da Terceira Idade, oferece ao idoso”, disse.
Com o mesmo sentimento, Olga da Silva Maia, de 78 anos, moradora do Flamengo, disse que não perderia essa uma oportunidade única.
“É uma grande chance para voltar a estudar, pois parei na 2ª série primária, tive que trabalhar para ajudar minha família. Tenho quatro filhos e dezesseis netos, todos adultos. É maravilhoso, mesmo com a minha idade, poder estar de volta. Vou me empenhar e fazer o melhor. Só Maricá tem dessas coisas!”, comentou.
Inscrição no EJAI
A diretora da escola Milton Felipe Diniz, professora Camilla Fernandes, informou que já há 30 alunos matriculados e que as inscrições ainda estão abertas.
“Ainda há vagas e tempo para inscrever-se. Na quarta-feira (06/09), estaremos inaugurando o EJAI na unidade Itaipuaçu, da Casa da Terceira Idade (Rua General Emir, antiga Rua 10). A unidade Centro, fica na Rua Clímaco Pereira, 269.
Os interessados deverão levar toda a documentação exigida para efetuar a matrícula: certidão de nascimento ou identidade – RG (original e cópia); cadastro de pessoa física do aluno – CPF (original e cópia); especificação oficial do tipo sanguíneo do aluno (original); e histórico escolar ou declaração provisória de escolaridade (original).
Sobre a Secretaria da Terceira Idade
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que ofertam ações de inclusão, como as atividades de oficina, terapias, passeios e bailes. Além disso, oferece oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico, entre outras.
Os cursos gratuitos são voltados para pessoas a partir dos 50 anos e as matrículas podem ser feitas na sede da Secretaria na Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As atividades acontecem nos polos do Centro, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra e Santa Paula.
Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (somente para atividade física), uma foto 3×4 e comprovante de residência.
Foto: Divulgação