Maricá participa do Laboratório de Políticas Alimentares em Curitiba
Evento acontece de 19 a 22 de março para trocas de experiências entre as cidades participantes do LUPPA LAB
A comitiva do município terá representantes das secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Secappa), Economia Solidária e Saúde, e do vereador Julio Carolino, presidente da Comissão de Agricultura, Silvicultura, Aquicultura, Abastecimento e Reforma Agrária da Câmara Municipal de Maricá. O roteiro inclui visitas aos projetos desenvolvidos na capital paranaense e troca de experiências entre as cidades participantes do Luppa.
Maricá apresenta os avanços do projeto Baldinho do Bem, que começou em 2023 como um projeto piloto e lançado oficialmente em fevereiro deste ano com o início da distribuição dos baldes aos voluntários cadastrados. Nas três primeiras edições (o projeto acontece a cada 15 dias), a iniciativa municipal atingiu a marca de duas toneladas de resíduos compostados.
“É uma oportunidade única de integração com diversas cidades brasileiras todas em prol do desenvolvimento de políticas públicas promovedoras da segurança alimentar e nutricional das pessoas, além do reconhecimento das nossas ações de sucesso em Maricá. Estamos no segundo ano de participação no qual trouxemos o projeto Baldinho do Bem, que entrou como um programa âncora para ser desenvolvido e acompanhado pelo Luppa”, disse a secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Principe.
O evento é realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
“Na edição deste ano, apresentamos os resultados atingidos após o lançamento do programa e a adesão dos moradores. Já são 1.200 voluntários que levam os resíduos de preparo de alimentos para adubo e também abrimos uma unidade de compostagem na Fazenda Pública Joaquin Piñero, além da praça agroecológica de Araçatiba”, destaca Mayara Guimarães, assessora de projetos sustentáveis da Secappa.
Baldinho do Bem
O material é entregue na Praça Agroecológica de Araçatiba, em edições realizadas a cada 15 dias, e em troca os voluntários recebem as culturas colhidas na praça, como hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas. Em dias em que as culturas não estão adequadas para a colheita, os participantes recebem bananas desidratadas, além de aipim e batata doce minimamente processados que são feitos na Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz, localizada em Ubatiba.
O material recolhido é transformado em adubo para produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá – praças agroecológicas de Araçatiba e Flamengo, nas hortas de Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Bambuí, e na Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas.