Maricá já realizou 26 captações de órgãos para transplantes
Procedimento mais recente aconteceu nesta quinta-feira (13), com a captação de coração, rins, pulmões, fígado, córneas e musculatura
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está empenhada em salvar vidas e avança no processo de captação de órgãos na cidade, com 26 procedimentos realizados nos hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara e Conde Modesto Leal.
🏥 No Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, já foram feitas 24 captações de estruturas corporais diversas. O processo se tornou mais eficiente após a inauguração, em julho de 2024, de um heliponto, fruto de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Nesta quinta-feira (13), o hospital realizou a captação múltipla de um morador de Bambuí, de 30 anos, incluindo pulmões e coração, além de rins, fígado, córneas e musculatura esquelética. Os órgãos foram transportados por via aérea para transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes que aguardam na fila de espera.
Histórico e avanço no programa de captação de órgãos
Maricá começou a realizar captação de órgãos em 2022, ao integrar o Programa Estadual de Transplantes (PET). O processo inicia quando a equipe médica identifica um quadro clínico com suspeita de morte encefálica. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) é acionada para acolher e orientar as famílias, verificando a viabilidade da doação.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância desse serviço:
“O processo de captação de órgãos é uma referência na cidade e avançamos cada vez mais nesse serviço. Ser um doador é sinônimo de vida e, com o transplante de estruturas corporais no SUS, podemos garantir o bem-estar de muitas pessoas. Estamos nos empenhando para que Maricá siga com um bom fluxo de captações para salvar dezenas de vidas!”
A diretora-geral do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Ana Paula Silva, enfatizou o simbolismo e a importância da doação de órgãos:
“Estamos de mãos dadas e engajados por um SUS de qualidade e igualitário, o que vivenciamos e executamos diariamente. A decisão da doação de órgãos acontece em um momento de grande dor para as famílias, que, mesmo diante da perda, escolhem transformar a despedida em esperança para outros. Seguimos dedicados para realizar esse processo com muito profissionalismo, acolhimento e ética.”
Impacto positivo na saúde pública
📊 A captação de órgãos no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara já resultou na coleta de mais de 130 estruturas corporais, proporcionando qualidade de vida a diversos pacientes que aguardavam transplantes.
Já no Hospital Conde Modesto Leal, localizado no Centro, foram realizadas duas captações de órgãos:
- Setembro de 2022: doação de uma córnea esquerda e uma córnea direita, beneficiando dois pacientes.
- Junho de 2023: captação de fígado, ossos, pele, córnea esquerda e córnea direita.
🫀 Seja um doador
Para ser um doador de órgãos em vida, é necessário comunicar seu desejo expressamente à sua família (preferencialmente por escrito), pois apenas os familiares podem autorizar a retirada de órgãos após o falecimento. Importante lembrar que somente parentes até o segundo grau podem permitir o procedimento.