Maricá inicia temporada do programa Maricá+Verde 2025

Compartilhe essa matéria:

Ação que distribui mudas nativas de Mata Atlântica aconteceu no bairro Flamengo

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou nesta quinta-feira (16/01), a primeira ação do ano de 2025 do programa Maricá+Verde, no bairro Flamengo. Aproximadamente 100 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram distribuídas para a população, entre elas, ipê-rosa, pata de vaca, ingá de metro, algodão da praia, entre outras. O programa existe há nove anos e tem como objetivo reflorestar a cidade e promover a consciência ambiental entre os moradores.

“É um projeto que tem uma ação ambiental e social muito grande. Aqui conseguimos ter um contato direto com a população, atuando de forma prática para ajudar a entender a importância das plantas nativas, a evitar o plantio de plantas exóticas que podem atrapalhar o bioma e prejudicar outras espécies de animais. Então, é importante esse contato para orientarmos a população sobre como cuidar do meio ambiente”, afirmou Thainá dos Santos, bióloga e coordenadora do projeto.

O biólogo Nilbert Nogueira, de 65 anos, que passava pelo local, aprovou a iniciativa. Ele escolheu uma muda do ingá de metro, uma planta que existia no quintal da casa de seu avô, o que o fez resgatar a memória do ente querido.

“Como sou biólogo, acho que essa ação é maravilhosa porque precisamos plantar mais árvores, já que temos visto as mudanças do clima no mundo. Então, cada um tem que fazer a sua parte. É excelente esse trabalho da Prefeitura. Além do mais, o ingá é uma planta nativa do Brasil e acho que devemos estimular mais o plantio e o cultivo de plantas do nosso bioma, que é a Mata Atlântica”, disse Nilbert.

O morador de Bambuí, Deil Garcia, de 55 anos, é participante assíduo da iniciativa e, sempre que pode, aproveita para escolher uma planta diferente.

“Essa ação é uma maravilha porque já tenho outras mudas que adquiri em outras edições do Maricá+Verde. Espero que a Prefeitura continue com essa ação para que possamos reflorestar a cidade e cultivar plantas em casa. Estou levando uma muda de goiaba para o meu filho e a esposa degustarem”, contou Deil.

A próxima edição do Maricá+Verde será realizada no bairro de Cordeirinho, na altura da Rua 90.

Confira o calendário do programa:

Janeiro

  • 23/01: Cordeirinho (Rua 90)
  • 30/01: Barroco (praça)

Fotos: Elsson Campos

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: