Maricá faz balanço positivo das ações de preservação ambiental durante o ano de 2022

Compartilhe essa matéria:

 Secretaria de Cidade Sustentável faz balanço positivo das ações

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, realizou uma série de ações de preservação ambiental que resultaram em balanço positivo em 2022. O órgão recebeu 1.121 visitantes, incentivou o plantio e o reflorestamento com a distribuição de 7.565 mil mudas, promoveu a reciclagem de óleo e resíduos eletrônicos e monitorou a fauna  no município, identificando mais de 20 tipos diversos animais, entre eles a onça-parda que estava há cem anos não era avistada em área litorânea.

“Finalizamos o ano de 2022 com o sentimento de dever cumprido. Enfrentamos momentos desafiadores em 2020 e 2021 devido à pandemia, mas em 2022 celebramos o retorno integral das atividades. Portanto, eu sempre digo que Maricá não vai poupar esforços na realização de programas de preservação e de recuperação do meio ambiente. Somos uma cidade com um enorme potencial ecológico e vamos melhorar cada vez mais”, disse o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.

Monitoramento da fauna

O serviço de Monitoramento da Fauna de Maricá (Mofama) identificou por meio de câmeras conhecidas como Trap (armadilha em “inglês). Ao todo, foram  mais de 20 espécies de animais observadas pelo equipamento eletrônico,  como a onça-parda (puma concolor) o gato-maracajá, gambá, tatu, esquilo, juriti, tamanduá-mirim, morcego, largarto teiú, beija-flor, quati, cuíca-cauda-de-rato, furão, entre outros. Os dados constam no relatório sobre todas as atividades que ocorreram dentro do Refúgio de Vida Silvestre (Revis).

A participação da população também foi um ponto importante. Um exemplo foi o avistamento de um lobo-guará feito por um fazendeiro. Esse tipo de registro colabora com os estudos sobre a biodiversidade da fauna presente em Maricá, que contêm ainda ações realizadas pela equipe ao longo de 2022 como o Maricá+Verde, Recóleo, reciclagem de resíduos eletrônicos, limpeza de rios e cachoeira, participações em eventos como o Espraiado de Portas Abertas, além da visitação às sedes das Unidades de Conservação de Silvado e Espraiado.

Maricá+Verde

Ao longo de 2022, foram doadas 7.565 mudas nativas de Mata Atlântica pelo Programa Maricá+Verde, que distribuiu as plantas em visitas nos bairros e nas escolas, incentivando o plantio e reflorestamento da cidade. Na ação, são concedidas mudas de ipê-rosa, ipê-amarelo, moringa, pata-de-vaca, algodão-da-praia-ingá, grumixama, entre outras espécies.

Projeto Recóleo

O projeto Recóleo tem o objetivo de retirar o óleo de cozinha usado das casas e dos estabelecimentos comerciais e encaminhá-lo para o descarte correto. A iniciativa evita a contaminação da água, do solo e dos lençóis freáticos já que um litro de óleo pode contaminar cerca de 20 mil litros d’água, impactando todo o ecossistema local.

Em 2022, foram reciclados 292,9 litros de óleo de cozinha usado, evitando que 5 milhões de litros d’água fossem contaminados. Além do Espraiado, a Secretaria da Cidade Sustentável possui pontos de coleta na sede do Silvado e na sede administrativa localizada no Parque Nanci.

Reciclagem de resíduos eletrônicos

Em parceria com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), a Secretaria da Cidade Sustentável utiliza suas duas sedes de unidade de conservação como pontos de coleta seletiva dos resíduos eletrônicos.

No ano de 2022, uma caixa/container cheia de resíduos eletrônicos descartados de forma errada foi recolhida da sede do Espraiado. O equipamento possui o tamanho 0,80 x 1,20 x 0,80 (cerca de 0,7 m³) e recebeu pilhas, impressoras, monitores, torres de computador, torradeiras, cafeteiras, entre outros produtos eletrônicos.  Se forem descartados de forma errada, os equipamentos podem liberar compostos tóxicos ao meio ambiente e comprometer a saúde da população. A pilha, por exemplo, pode liberar mercúrio, chumbo, cádmio e níquel (metais pesados), causando doenças renais, cânceres e afetar o sistema nervoso central.

Para mais informações, acesse o site do INAC: https://www.inac.org.br/.

Rio Ecopets

Em parceria com a ONG Rio Eco Pets, a sede do Revis é um dos pontos de apoio do projeto que recolhe anéis de latinha e tampinhas de garrafas, para a compra de ração para animais resgatados pelos protetores cadastrados na Coordenadoria de Proteção Animal. Além do Revis, outros pontos de apoio estão disponíveis na Praça Emilton Santos (Araçatiba), sede da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (Rodovia Vereador Oldemar Guedes Fifgueiredo – antiga Estrada de Ubatiba, s/n, km1, Ubatiba) e no Parque de Exposições e Agroecologia do Caju (Rua Luiz Fernando dos Santos Caetano, Caju).

Visita à sede do Revis

Em 2022, a sede do Refúgio de Vida Silvestre recebeu 1.121 pessoas de diferentes localidades, que pedalaram nas ecobikes (bicicletas gratuitas disponíveis para os visitantes utilizarem na área da unidade), visitaram o ecomuseu Bertha Lutz (onde há espécies de peixes e insetos da região), conheceram a maquete sobre o rio Caranguejo e o auditório Graziela Maciel. O espaço é utilizado para seminários, palestras, cursos e reuniões, mediante agendamento prévio, com capacidade para  35 pessoas. Ao longo do ano passado, o local foi utilizado pelas equipes do Instituto Vital Brazil, da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), do Instituto Rio Metrópole para tratar sobre o plano estadual de resíduos sólidos e também para realização de cursos de desastres naturais, entre outros encontros.

Com apoio da equipe de educação ambiental da Secretaria, a sede também faz o agendamento de grupos com visita guiada como grupos escolares, igrejas ou famílias. Entre os que passaram pela sede estão moradores de Maricá, Saquarema, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, além de visitantes de outros estados como Goiás, Pará, Paraná e São Paulo.

Limpeza de rios e canais

Uma vez por mês, a equipe do Revis faz a limpeza de diferentes pontos do Espraiado, retirando resíduos sólidos, como velas que são acesas em locais com grande risco de incêndio, animais sacrificados que apodrecem na localidade, além de plásticos e vidros que caem no rio e afetam o ecossistema.Durante as rondas, as equipes conversam com as pessoas sobre os danos causados ao local quando deixam algum objeto e entregam sacolas para que possam retirar os seus resíduos.

Espraiado de Portas Abertas

A cada bimestre acontece no bairro o “Espraiado de Portas Abertas”, evento que reúne cultura, gastronomia e lazer. Uma das atividades oferecidas é a visita guiada à sede do Revis, que funciona das 10h às 17h. Lá, os visitantes podem andar nas ecobikes, conhecer o ecomuseu Bertha Lutz, o auditório e a maquete.

Além disso, alguns projetos são expostos em tendas dentro da sede do Revis para explicar aos visitantes sobre seus trabalhos em diversas áreas. Entre os projetos apresentados em 2022 estiveram: Gaia (compostagem e reciclagem);  Uçá (manguezais e sua biodiversidade e importância); PMP-BS (monitoramento das praias com exemplares de animais marinhos); Lagoa Viva (proteção da lagoa de Maricá); Indígena Carol (trabalhos indígenas); Parque Estadual Serra da Tiririca (material de trabalho e animais taxidermizados); APA da Restinga de Maricá (importância da restinga e trabalhos locais); “Sim, eu posso” (alfabetização para todos).

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: