Maricá elege delegados e propostas na 5ª Conferência de Igualdade Racial
Evento debateu políticas públicas de combate ao racismo e selecionou delegados para etapa nacional em Brasília
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, finalizou neste sábado (10/05) a 5ª Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial. O segundo dia do encontro contou com a eleição de representantes municipais que vão a Brasília participar da Conferência Nacional, além da definição de propostas que podem se tornar projetos de lei em todo o Brasil.
Os debates ocorreram na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, com o objetivo de promover reflexões voltadas ao fortalecimento das políticas de justiça racial. Entre os dias 13 e 15 de setembro, Maricá será representada por 16 delegados na capital federal — sendo oito titulares e oito suplentes — que terão direito à fala e voto ao lado de representantes de todos os estados brasileiros.
Voz ativa na construção de políticas públicas
“Depois de oito anos e com uma pandemia no meio, Maricá novamente teve a oportunidade de ter dias com muitos saberes e importantes decisões. Escolhemos nossos representantes e sugerimos propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, em setembro. Nossa delegação está pronta e apta a defender tanto os nossos interesses municipais quanto os nacionais”, destacou Valesca de Souza, coordenadora de Igualdade Racial de Maricá.
Além da eleição da delegação, a conferência local aprovou 20 propostas que poderão ser levadas à instância federal, com potencial de se tornarem leis. Entre os temas discutidos estão educação antirracista, valorização da mulher negra, demarcação de territórios indígenas e questões afroambientais.
Foto: Bernardo Gomes