Maricá distribui diversos legumes e hortaliças colhidos na Praça Agroecológica de Araçatiba

Compartilhe essa matéria:

Também foram recebidos 80 quilos de resíduos para projeto de compostagem da Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, distribuiu nesta sexta-feira (10/03) diversos tipos de legumes e hortaliças colhidos na Praça Agroecológica, em Araçatiba. Cerca de 70 pessoas participaram da colheita e puderam levar para casa alimentos como, rúcula, rabanete, repolho verde, couve manteiga, batata doce, alho-poró, canela, chicória, entre outros.

 

Além disso, foram recebidos 80 quilos de resíduos de 25 voluntários para projeto piloto de compostagem. A ação educativa faz parte da primeira fase do projeto “Baldinho do Bem”, que consiste na entrega de resíduos de alimentos crus (como cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo), que serão transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos. O material doado servirá para conclusão da composteira de pequena escala que a Secretaria de Agricultura vai implantar na Praça Agroecológica.

 

“Coletamos 80 quilos de resíduos que seriam descartados para o lixo. Essa iniciativa está fomentando mais voluntários para adesão ao projeto piloto de compostagem. Quero destacar que a cidade de Maricá foi convidada a assinar o documento cooperativo de Declaração das Cidades Circulares da América Latina e Caribe, que vai estimular os projetos sustentáveis com foco na execução de uma economia mais circular para nossa cidade”, comentou o responsável da pasta, Julio Carolino.

 

Doação de resíduos estimula voluntariado

 

Uma das voluntárias presentes, Rosemere Oliveira, 52 anos, destacou a importância que o descarte correto do lixo tem para o meio ambiente e na contribuição para a própria cidade.

 

 

“Estou aqui para contribuir para nossa cidade, que esses alimentos não sejam descartados ao lixo de forma inadequada. Tenho o costume de coletar os alimentos crus. Essa ação me ajudou a ampliar minha conscientização em prol do meio ambiente e que agora posso assistir de perto a transformação do lixo orgânico para uma adubagem correta”, disse a moradora do bairro de São José do Imbassaí.

 

A servidora pública Jéssica Soares, de 33 anos, moradora de Araçatiba, falou da missão importante de descartar corretamente o lixo.

 

 

“Busco sempre arrecadar os resíduos e levá-los aqui para a Praça Agroecológica. Ao entregar esses alimentos ao projeto, estou cooperando para que nossa cidade viva melhor e que ela tenha prosperidade através deste modelo único de reciclagem de alimentos”, argumentou Jéssica.

 

Os resíduos foram recebidos pelos voluntários cadastrados e para participar do projeto é necessário se inscrever pelo link. É preciso informar nome, telefone, e-mail e endereço. Os voluntários recebem orientações sobre como levar os resíduos e o local para entrega por meio do telefone WhatsApp (21) 97748-3352. Nesta etapa inicial, serão aceitos somente resíduos de voluntários cadastrados. Serão aceitos somente alimentos crus oriundos do preparo das refeições (cascas de legumes, sobras de hortaliças, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo).

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: