Maricá conquista prêmio de mobilidade sustentável
Projeto das bicicletas vermelhinhas adaptadas será implementado pela Empresa Pública de Transporte em 2024
A Prefeitura de Maricá foi a vencedora do prêmio “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável”, com o projeto de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas, que será implementado na cidade em 2024 pela Empresa Pública de Transportes (EPT). A iniciativa municipal, que já conta com ônibus e bicicletas compartilhadas gratuitos na cidade, busca agora incentivar a inclusão social, estimulando o uso também a pessoas com deficiência.
Promovida pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, a segunda edição do evento aconteceu entre os dias 22/06 e 24/06, no Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Pacaembú, em São Paulo, reunindo mais de três mil visitantes para acompanhar a disputa dos 30 melhores projetos públicos e privados do Brasil, responsáveis por promover mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.
A programação foi composta por 24 painéis de discussão, mais de 100 palestrantes, 70 expositores, apoiadores e patrocinadores que apresentaram ao público soluções, inovações e tecnologias para o avanço de uma mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e disruptiva.
Presidente da EPT, Celso Haddad, participou do painel “Segurança no trânsito, nas ruas e inclusão”, apresentando números da operação dos ônibus vermelhinhos e das bicicletas vermelhinhas, além do planejamento de entrega de novas estações das vermelhinhas, da oferta de bicicletas para crianças e pessoas com deficiência e o retorno econômico gerado para a população com o programa Tarifa Zero.
Após a apresentação, Haddad falou sobre a conquista do prêmio, que é mais um reconhecimento das políticas públicas bem sucedidas nas áreas de mobilidade urbana sustentável e inclusiva de Maricá.
“Maricá é referência nacional no direito do transporte para a população. E mais uma vez a EPT promoverá um direito irrestrito às pessoas, dando mobilidade a pessoas com deficiência com as bicicletas adaptadas gratuitas. É Maricá mais uma vez promovendo cidadania a todos. Ganhar esse prêmio no Parque da Mobilidade Urbana é consequência do trabalho de toda a EPT em prol da população maricaense”, declarou o presidente da EPT.
Foto: Divulgação