Maricá atua desde a madrugada de hoje nas áreas atingidas pela chuva em Itaipuaçu
Defesa Civil, Somar, Sanemar, Iluminação Pública, Trânsito, Saúde, Assistência Social, além de outras secretarias, trabalham de forma incessante no auxílio aos moradores da região e no reparo dos estragos
A Prefeitura de Maricá permanece com equipes de todas as secretarias empenhadas em auxiliar os moradores de Itaipuaçu e na mitigação dos estragos ocasionados pelas chuvas que caíram na cidade na noite de quinta-feira (05/10). O deslocamento de um sistema frontal favoreceu a formação de áreas de instabilidade no município, ocasionando pancadas de chuva fortes nas últimas 24 horas. Houve uma série de incidentes tais como alagamentos de ruas e escolas, destelhamento de casas, ruas sem fornecimento de energia elétrica, desabamentos parciais, quedas de árvores, mas não foi registrada nenhuma ocorrência com vítimas.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que, até o meio-dia desta quinta-feira (6/08), a maior parte das ocorrências ocorreu no distrito de Itaipuaçu, onde as equipes atuaram em 99 ocorrências, sendo 80 delas ainda durante a madrugada. Entre as principais solicitações estão: queda de árvores em vias públicas, queda de árvores em muros, várias casas destelhadas devido à forte ventania, queda de tendas e estruturas comerciais na Rua 70. Houve ainda o desabamento do segundo pavimento do Supermercado Rede Economia, localizado no Barroco, região central de Itaipuaçu. A estrutura ficou totalmente danificada.
Unidades de Saúde
A Unidade de Pronto Atendimento Santa Rita, em Itaipuaçu, retomou os atendimentos da emergência 24 horas por volta das 7h de hoje, após o reparo emergencial do telhado e a limpeza do espaço. O serviço foi restabelecido em menos de 12 horas.
As Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Atlântico e Santa Rita, que pertencem à atenção primária, estão com atendimentos suspensos temporariamente, em virtude dos danos causados pelas chuvas que atingiram a região. As consultas marcadas para esta sexta-feira (06) serão reagendadas.
No Centro, o Ambulatório Péricles Siqueira está com o atendimento suspenso devido a falta de energia elétrica. As consultas estão sendo remarcadas.
Trânsito e Iluminação
Equipes da Secretaria de Iluminação atuam no restabelecimento de energia dos locais mais afetados e Itaipuaçu. Toda ação emergencial está sendo realizada desde a noite de quinta-feira (05/10) com a desobstrução de fios energizados nas ruas e a retirada de braços de luminárias quebrados.
De acordo com a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, as ruas 35 e 36, localizadas no loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, foram interditadas. As demais vias do local sofreram interdições momentâneas, porém já foram desobstruídas, buscando trazer a normalidade o mais rápido possível. As equipes operacionais estão no local para auxiliar os motoristas.
Somar e Sanemar
Técnicos da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, avaliando as avarias ocorridas na unidade durante a tempestade. Além disso, as equipes seguem com o trabalho de limpeza e desobstrução das ruas de Itaipuaçu, bairro mais afetado pela forte chuva.
Profissionais da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) realizam atendimentos de urgência desde a madrugada desta sexta-feira em quatro unidades escolares que alagaram. São elas: CEIM Valéria Passos, CEPT Leonel de Moura Brizola, Escola Municipal Oswaldo Lima Rodrigues e Escola Municipal Marquês de Maricá.
Assistência Social
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Atlântico sofreu danos durante a tempestade e permanece fechado nesta sexta-feira (06/10) para manutenção. A Secretaria de Assistência Social está em alerta. Não há desabrigados na cidade.
Transporte público
A Empresa Pública de Transportes (EPT) iniciou na manhã desta sexta-feira (06/10) a integração das linhas E20, E31, E32 e E32A com micro-ônibus na Rua 36 do Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A região sofreu graves impactos devido às intensas chuvas e rajadas de vento ocorridas na noite de ontem, o que resultou na interdição de parte dos itinerários das linhas que atuam no trecho que compreende as ruas 118 e 128.
O itinerário das linhas afetadas segue pela Rua 35, passa pelas ruas 83 e 36, onde volta ao itinerário normal até a Rua 118. Com a interdição a partir deste ponto, o percurso é reiniciado na Rua 36.
O micro-ônibus realiza a integração, transportando os usuários presentes no trecho interditado devido à fiação elétrica pendurada ao longo do percurso.
A EPT mantém equipes especializadas nos pontos mais afetados, com o objetivo de retomar a normalidade das operações em todas as linhas da Tarifa Zero.
De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil o tempo permanece instável ao longo desta sexta-feira (06/10), com céu parcialmente nublado a nublado e chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento do dia.
Foto: Marcos Fabrício