Maricá abre polo exclusivo de atendimento a suspeitos de Covid em Inoã e reativa polo de Itaipuaçu
Prefeitura abre polo exclusivo de atendimento a pacientes suspeitos de Covid em Inoã
Antes de mais nada, a Prefeitura de Maricá inaugurou nesta segunda-feira (07/12) a ampliação do polo exclusivo de atendimento para pacientes com suspeita de Covid-19, em Inoã. O polo fica localizado atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e tem capacidade aproximada para atender 200 pacientes por dia e funcionará das 8h às 20h.
Os pacientes com suspeita da doença causada pelo coronavírus que derem entrada na UPA, serão encaminhados para o polo, que conta com salas de espera diferentes, evitando o chamado cruzamento de fluxos, que aumenta o risco de contágio.
De acordo com a secretária de Saúde, Simone Costa, o polo de triagem de Inoã visa principalmente o tratamento precoce.
“Esse polo vai atuar em todo terceiro distrito e é importante que todos os sintomáticos respiratórios de síndromes gripais e de síndromes respiratórias agudas possam procurar o polo para o primeiro atendimento e identificação do quadro. Lembrando que é de extrema importância identificar o quadro o mais rápido possível”, alertou a secretária.
“Caso o paciente chegue a unidade com quadro febril, ficará em um espaço com outras pessoas que apresentam o mesmo sintoma, como ocorre nos outros polos exclusivos para atendimento à pacientes com suspeita de contaminação”, explicou o coordenador médico regional de Maricá, Paulo Vinicius Lima Freire.
Morador da Estrada dos Cajueiros, Enoque Junior, de 43 anos, contou que começou a ter os sintomas do vírus e foi até a UPA. “Quando cheguei na unidade eles me trouxeram para a tenda e eu achei bem melhor. Ótimo que não ficamos em contato com as outras pessoas que estão com outras doenças”, disse.
“Eu estou com Covid e quando cheguei aqui e vi que tinha o polo fiquei mais confortável. Muitos locais não têm esse atendimento e aqui temos os recursos que precisamos”, relatou Elza Pereira, de 55 anos, moradora de Itaipuaçu.
Prefeitura reativa polo de atendimento a Covid em Itaipuaçu
A unidade contará com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. A estrutura vai funcionar como uma extensão da UPA, com profissionais remanejados para a triagem de Covid-19, separando, ainda mais, os pacientes da Urgência e Emergência dos que estão com suspeita de contaminação por Covid.
Foto: Anselmo Mourão