Lançamento da Demo-2 SpaceX e Nasa

Marco histórico: lançamento da SpaceX e da Nasa

Compartilhe essa matéria:

Lançamento aguardado há 10 anos

Veja a história que se desenrolou nesse sábado, 30 de maio! Por certo, o primeiro lançamento num voo espacial tripulado de nave americana a partir de solo americano desde 2011.

 

Após quase 10 anos de interrupção das viagens espaciais, astronautas americanos finalmente foram lançados no espaço a partir do solo americano. A missão enviou os astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley para o espaço a bordo da cápsula Crew Dragon, projetada pela empresa SpaceX do fundador da Tesla, Elon Musk. O lançamento foi no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, desse sábado, 30 de maio.

 

 

Assista este momento com a M1NewsTv.

 

https://www.facebook.com/m1newstv/videos/260096295105537/?t=9

 

 

Desse modo, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) estabelece mais um entre seus vários feitos classificados como “marco histórico”. O primeiro voo espacial tripulado da nave espacial Crew Dragon, em uma missão que é fruto de parceria público-privada da agência com empresa SpaceX.

 

De acordo com a própria Nasa, é um momento inédito.

 

“…o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial em 2011”.

 

O lançamento tão esperado 

 

A saber, originalmente o lançamento foi programado para quarta-feira, 27 de maio de 2020, no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. Porém, a primeira tentativa de lançamento do SpaceX Demo-2 foi adiada devido a preocupações com as condições climáticas.

 

Entretanto, dessa vez, o lançamento foi bem sucedido. A contagem regressiva ocorreu sem problemas ao longo do dia, com o foguete SpaceX Falcon 9 e a espaçonave Crew Dragon em boa saúde e os astronautas prontos para voar. O curinga – o clima – estava fora de controle das equipes.

 

Desse modo, o Falcon 9 e o Crew Dragon tiveram um bom desempenho na subida para a órbita, e a espaçonave se separou do foguete a tempo, cerca de 12 minutos após o vôo.

 

Tendo chegado em órbita, o Crew Dragon iniciou uma busca de 19 horas na estação, começando com uma queima de fase e o primeiro teste de voo manual da missão.

 

 

Atracação com a Estação Espacial Internacional

 

 

Antes de mais nada, a Crew Dragon realizará uma série de manobras de fases para se aproximar gradualmente e atracar autonomamente com a Estação Espacial Internacional. Isso ocorrerá neste domingo, 31 de maio, aproximadamente às 11:29 h,  horário Brasil.

 

 

astronautas
Os astronautas da NASA Douglas Hurley (à esquerda) e Robert Behnken (à direita).

 

 

Após uma atracação bem-sucedida, as escotilhas entre as duas naves serão abertas por volta das 13h45. Os membros da tripulação Douglas Hurley e Robert Behnken serão recebidos a bordo da Estação Espacial Internacional. E, se tornarão membros da tripulação da Expedição 63. Behnken e Hurley realizarão testes no Crew Dragon, além de realizar pesquisas e outras tarefas com a equipe da estação espacial.

 

Programa de Tripulação Comercial

 

O lançamento também marca o início da era da tripulação comercial do voo espacial humano nos EUA.

 

O Programa de Tripulação Comercial da NASA está trabalhando com a SpaceX e a Boeing para projetar, construir, testar e operar sistemas de transporte humano seguros, confiáveis ​​e econômicos para órbita baixa da Terra.

 

Ambas as empresas estão focadas em missões de teste, incluindo abortar demonstrações do sistema e testes de voo da tripulação, antes das missões de tripulação regularmente para a estação espacial. Os vôos tripulados das duas empresas serão as primeiras vezes na história que a NASA enviou astronautas ao espaço em sistemas pertencentes, construídos, testados e operados por empresas privadas.

 

 

Estação Espacial Internacional

 

ISS Estação Espacial Internacional
25 de maio de 2020: Configuração da Estação Espacial Internacional. Quatro naves espaciais estão estacionadas na estação espacial; a saber, o navio de reabastecimento HTV-9 da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e os navios de reabastecimento Progress 74 e 75 da Rússia e o navio da tripulação Soyuz MS-16.

 

 

A Estação Espacial Internacional (EEI) (International Space Station, ISS) é um laboratório espacial completamente concluído. Sua montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011 na missão STS-135, com o ônibus espacial Atlantis.

 

A estação espacial encontra-se em órbita da Terra a uma altitude de aproximadamente 400 quilômetros, uma órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa.

 

Agora em seu vigésimo ano de presença humana contínua, a estação espacial oferece uma plataforma para pesquisas de longa duração em microgravidade e para aprender a viver e trabalhar no espaço.

 

Enfim, o Programa de Tripulação Comercial da NASA mais uma vez lança astronautas em foguetes americanos e naves espaciais a partir de solo americano. E, desse modo,  permite um aumento no complemento da tripulação e dobram efetivamente a tripulação disponível para a ciência no laboratório em órbita.

 

Foto Destaque: Foguete SpaceX Falcon 9, que transporta a espaçonave Crew Dragon da empresa. Decolagem do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida em 30 de maio de 2020. A bordo, os astronautas da NASA Robert Behnken e Douglas Hurley. Destino: Estação Espacial Internacional da SpaceX Demo-2 da agência missão. 

 

Fonte e crédito das imagens: NASA.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: