MARAEY vai transformar esgoto do empreendimento em água de reúso
Esgoto do empreendimento em água de reúso
MARAEY, principal empreendimento turístico-imobiliário sustentável do país, anunciou esta semana que vai tratar todo o esgoto gerado no complexo com tecnologia terciária, que transforma o efluente em água de reúso. O modelo de saneamento, considerado o mais eficiente do país, permite o aproveitamento do volume tratado em rega de jardins, limpeza de vias e em outros serviços essenciais. O empreendimento, que será erguido na Costa do Sol, em Maricá, está perto de obter a Licença de Instalação (LI) junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o que permitirá o início das obras de infraestrutura, entre as quais as de saneamento.
A decisão de fazer o tratamento terciário, que promove a economia circular, ao permitir o reaproveitamento do esgoto como um ativo, faz parte do pacote de ações previstas na agenda EESG de MARAEY, com iniciativas estruturais de economia, meio ambiente, responsabilidade social e governança.
O diretor executivo de MARAEY, David Galipienzo, explica os benefícios da tecnologia.
“O tratamento terciário combina diferentes tecnologias para conseguir um nível de depuração e qualidade não alcançados com os métodos convencionais. Este tratamento é necessário para garantir o reúso seguro para a população e o meio ambiente, já que além de diminuir a carga de contaminantes e turbidez, conseguimos eliminar os agentes patógenos e coliformes. MARAEY vai trazer uma tecnologia pouco utilizada no Brasil, incomum mesmo em grandes centros urbanos. Vamos levar Maricá a outro patamar, tornando o empreendimento referência para novos projetos no país”, defendeu Galipienzo.
O esgoto proveniente do empreendimento chegará às ETEs, onde serão realizadas etapas importantes de tratamento, divididas em três fases, o que proporcionará uma água de qualidade, em condições muito melhores do que as já existentes na própria Lagoa. A primeira etapa consistirá na remoção física de sólidos, a segunda em processos biológicos de tratamento dos efluentes e a terceira, a mais avançada, que será – entre outros – através da esterilização por radiação ultravioleta.
Água de reuso pode servir para rega de jardins
MARAEY fará o reaproveitamento da água proveniente das estações de tratamento de esgoto (ETEs) do complexo. A vazão média de esgoto que será gerado por dia pelo projeto, em plena operação, é estimada em cerca de 60 litros por segundo, o que possibilitaria a irrigação com água reutilizável de uma área aproximada de 380 mil m2. Outra solução hídrica sustentável prevista será a captação de água de chuva no sistema viário e o seu armazenamento em reservatórios específicos para utilização como água de reúso, com um tratamento prévio de filtração e esterilização.
“O saneamento básico é importantíssimo para o desenvolvimento sustentável. Sabemos que a água é um recurso finito e temos a preocupação e o compromisso de fazer o uso responsável deste recurso, sobretudo em Maricá. O efluente proveniente das ETEs, após tratamento terciário, será utilizado nos sistemas de irrigação de jardins nas áreas comuns e públicas dentro do empreendimento. MARAEY tem o compromisso de eliminar o uso de água potável para manutenção do seu paisagismo e, assim, atingir uma relação de consumo por habitante muito inferior à de um consumo urbano convencional. Este modelo de sustentabilidade é um conceito do projeto de convivência harmônica, entre o patrimônio natural e a presença de pessoas (moradores, turistas e visitantes) na região”, completa Luciana Andrade, diretora de Sustentabilidade de MARAEY.
Sobre MARAEY
MARAEY será desenvolvido na Costa do Sol, em Maricá. Em seu braço turístico, o empreendimento contará com quatro hotéis cinco estrelas, que receberão uma média de 300 mil turistas por ano. O projeto, que terá a filosofia de uma Smart City, oferecerá ainda novas moradias de diferentes tipologias com serviços integrados como escola, hospital, universidade de hotelaria de padrão internacional, shopping e negócios, além de inúmeras atividades de lazer e esportivas. Com selos de reconhecimento mundial como BIOSPHERE e pré-certificação SITES GOLD, MARAEY está se consolidando uma referência mundial de desenvolvimento sustentável, qualidade e projeto.
MARAEY terá a maior ciclovia em empreendimentos privados no Brasil, com 20km de extensão, e o objetivo é que 55% da frota que circulará no empreendimento seja de veículos elétricos ou híbridos.
Com uma ocupação predial de apenas 6,6% do terreno, dentro dos 840 hectares do empreendimento será criada a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio. As cerca de 200 famílias de pescadores que vivem na comunidade de Zacarias serão beneficiadas pela regularização fundiária, pela urbanização e infraestrutura no mesmo padrão do empreendimento e pelo incentivo contínuo à cultura e à pesca locais.