Mais de 400 pessoas foram atendidas no Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele em Maricá
Ambulatório do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é direcionada às pessoas agendadas pela Central de Regulação
A partir da busca ativa dos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), novas questões suspeitas ligadas ao câncer de pele foram acolhidas pelo serviço, com inserção e marcação pelo sistema da Central de Regulação da cidade. Através dessa iniciativa, são tratadas lesões sugestivas ou confirmadas da doença de forma referenciada, atendendo a população em geral e também os trabalhadores da gestão municipal que atuam em locais de exposição de risco à luz solar.
Com a implementação do Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele, foi reduzido o tempo de espera entre o atendimento, preparo e efetivação do procedimento cirúrgico, que atualmente leva menos de trinta dias. Além disso, outro impacto relevante observado é da atuação preventiva, identificando lesões em estágios menos avançados, o que contribui para uma recuperação melhor e traz mais chances de cura.
Marcos Victoriano, representante da direção do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, reforçou o papel do serviço para aqueles que trabalham expostos ao sol.
“Uma atuação essencial do serviço é no rastreio de trabalhadores da gestão municipal em situação de risco solar, orientando esses profissionais e observando lesões que muitas vezes eles não identificaram. Com isso, unimos prevenção, conscientização e acesso ao tratamento a todos que precisam, incluindo os que estão diariamente expostos a riscos ”, ressaltou.
“Esse serviço trouxe reflexos muito positivos no atendimento de saúde das pessoas com situações suspeitas ou já identificadas de câncer de pele. Fazemos todo o acompanhamento, já com a intenção de abordar novas lesões de forma precoce”, acrescentou.
Serviço chamou a atenção de outros países
O coletivo incluiu estudantes e o professor responsável do curso pré-medicina da instituição norte-americana, que conheceram as instalações do serviço, os equipamentos e tecnologias utilizados para o enfrentamento ao câncer de pele, além de receberem orientações e esclarecerem dúvidas junto à equipe que atua no local.
Ações preventivas fazem a diferença
Na USF, caso seja identificada a necessidade, será realizada a inserção do usuário no sistema da Central de Regulação para encaminhamento ao Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele. O agendamento prioriza os casos mais graves e urgentes, seguindo as diretrizes de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS).