Lugar de mulher é na ciência: Maricá celebra o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência
Prefeitura celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
A Prefeitura de Maricá , por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia , celebrou nesta segunda-feira ( 02/10 ) o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com um evento no auditório do Banco Mumbuca , no Centro. A programação conto com uma roda de conversa , em que pesquisadoras e convidadas compartilharão suas experiências acadêmicas e profissionais , destacando o papel feminino na ciência.
Comemorada no dia 11 de fevereiro , a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para inspirar e incentivar a participação feminina na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) .
A secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves , ressaltou a relevância da ação.
“Esse evento é importante para destacar as mulheres na ciência. Nosso objetivo é despertar o interesse das meninas e mulheres pela área e incentivar a construção de uma carreira científica.”
📌 Juventude na ciência e incentivo à pesquisa
Durante o evento, as alunas do Instituto Federal Fluminense (IFF) , Yris Beatriz Goulart e Júlia Lopes , apresentaram o projeto “Juventude Sanear” , que incentiva jovens talentos a desenvolverem soluções para desafios ambientais , como o saneamento e a sustentabilidade.
A programação continua nesta terça-feira ( 02/11 ), com visitas técnicas à Fazenda Joaquim Piñero , em Itaipuaçu, e à Farmacopéia , no Caju.
💡 Mulheres na ciência: inspiração para novas gerações
Entre as convidadas da roda de conversa, a pesquisadora Magali Rodrigues , moradora de São José do Imbassaí , apresentou sua trajetória profissional e falou sobre os desafios de atuar em uma área predominantemente masculina.
“Eu sou professora de mecanização agrícola e a única mulher dando aulas nessa área na Escola Técnica e Agropecuária. O mais importante é seguir aquilo que nos faz felizes e ocupar espaços que antes eram negados às mulheres.”
Magali foi acompanhada de sua filha Helena, de 13 anos , que pretende seguir a mesma carreira. A jovem destacou o impacto da nova geração na transformação do cenário científico.
“Estamos aqui para mostrar que as mulheres podem alcançar grandes coisas na ciência. Uma nova geração veio para revolucionar, trazer novas descobertas e mudar o mundo.”
📸 Foto: Divulgação