Jornal Nacional destaca IA na merenda escolar de Maricá
Tecnologia reduz desperdício e garante alimentação equilibrada para os estudantes
O uso da inteligência artificial na merenda escolar de Maricá foi destaque na série especial do Jornal Nacional, exibida pela Rede Globo . A tecnologia, implementada pelo programa Alimentação Escolar Inteligente (AEI), auxilia no controle de refeições, reduzindo desperdícios e garantindo uma alimentação equilibrada para os alunos da rede municipal de ensino.
A iniciativa segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Educação de Maricá para promover hábitos saudáveis e valorizar a agricultura familiar.
Como funciona a tecnologia?
O Jornal Nacional exibiu imagens das escolas municipais utilizando o sistema e explicou o funcionamento da tecnologia. A ferramenta permite o monitoramento nutricional e social, otimizando a gestão dos alimentos e aprimorando a elaboração dos cardápios. O programa também está alinhado ao projeto Aproveita + Maricá, que incentiva o aproveitamento integral dos alimentos e minimiza o desperdício.
A nutricionista da Secretaria de Educação, Josiane Azevedo, destacou os benefícios da inovação:
“Com o sistema da Alimentação Escolar Inteligente, nós, nutricionistas, otimizamos nosso trabalho. Podemos coletar dados com mais rapidez e elaborar cardápios de forma ágil. Isso nos permite dedicar mais tempo à Educação Alimentar e Nutricional (EAN), incentivando a adesão dos alunos à alimentação escolar e promovendo saúde e aprendizado.”
Além de Maricá, o Jornal Nacional também abordou o uso de tecnologias semelhantes em outros municípios, ampliando o debate sobre inovação no setor público.
Foto: Divulgação