Itaipuaçu recebe a Caminhada do Outubro Rosa neste domingo (29/10)
Atividade acontece na orla do distrito e está com inscrições abertas, conscientizando sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste domingo (29/10) a Caminhada do Outubro Rosa na Praia de Itaipuaçu, que terá concentração às 8h na Rua Rio de Janeiro, próximo ao Restaurante Siri Cascudo, e seguirá em direção à Lona Cultural Beth Carvalho, localizada na Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36). As inscrições estão abertas e podem ser feitas preenchendo o formulário disponível no link forms.gle/zbSmWhaAyVBdf8sM6 , com limite de 550 vagas.
As camisas da mobilização poderão ser retiradas no dia do evento, entre 8h e 9h30, no ponto de partida, sendo necessário apresentar documento de identificação com foto.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou o papel da atividade para representar o mês de mobilização, promovendo conscientização e qualidade de vida.
“Nas caminhadas, festejamos a vida, porém estamos falando de coisas muito sérias, por isso estimulamos o cuidado e o autocuidado para evitar o câncer de mama e de colo do útero. Quando fazemos os exames preventivos, agimos antes do avanço dessas doenças silenciosas, atuando com tratamento até a cura. Vamos celebrar, mas com seriedade, porque o Outubro Rosa foi feito para relembrar dessa responsabilidade com a nossa saúde e estamos dedicados no rastreio precoce”, afirmou.
Caminhada no Centro reuniu mais de 800 pessoas
No último sábado (21/10), a Caminhada do Outubro Rosa teve percurso entre a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e a Praça Tiradentes, em Araçatiba. A atividade contou com a presença de mais de 800 pessoas, unidas em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, entoando canções pelo bem-estar das mulheres e o cuidado integral à saúde.
No final da caminhada, os participantes contaram com mesa de frutas para degustação, entrega de mudas nativas da Mata Atlântica do projeto Maricá+Verde da Secretaria de Cidade Sustentável, setlist musical com a DJ Carol Sabá, além de serem disponibilizadas dinâmicas de estímulo à saúde física e mental.
Para Ana Sobral, moradora do município que participou dessa caminhada, a participação é um estímulo à saúde e proporciona a união entre as mulheres.
“Moro em Maricá há 22 anos e participo dessa caminhada anualmente. Faço isso para poder empenhar outras mulheres e mostrá-las que é importante se cuidar, porque se não nos cuidarmos não conseguimos nada. Essa participação e luta de todas nós faz a diferença: vamos juntas lutar pelos nossos direitos e pela saúde”, concluiu.
Inscrições: forms.gle/zbSmWhaAyVBdf8sM6
Concentração: Praia de Itaipuaçu, altura da Rua Rio de Janeiro (próximo ao Restaurante Siri Cascudo)