Inova Agroecologia Maricá realiza capacitação em práticas agrícolas na Fazenda Pública Joaquin Piñero

Compartilhe essa matéria:

Manejo do solo de maneira sustentável e cultivos especiais de tipos de grãos foram os temas abordados

O Inova Agroecologia Maricá promoveu, na sexta-feira (31/03), um dia de imersão e capacitação para agricultores e população com práticas agrícolas, na Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado. O manejo do solo de maneira sustentável e o cultivo especial de tipos de grãos foram abordados de forma teórica e prática por engenheiros agrícolas do projeto, que é da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá.

 

 

O engenheiro agrônomo no Inova Agroecologia Maricá, Josimar Nogueira, que ministrou a capacitação sobre cultivos especiais de tipos de grãos, destacou que a série de cursos é importante para manter a capacitação dos produtores comunitários e produtores de assentamento, já que existe a demanda no município para inovação de variados tipos de alimentos.

 

 

“A gente pega um público diverso com diferentes perfis de agriculturas. As dúvidas mais apresentadas foram: como fazer o controle de pragas, os inimigos naturais nessas plantações agroecológicas; onde conseguir sementes para plantar; e a análise de mercado desses cultivos especiais que são chamados de gourmet. A gente mostrou para eles produções de arroz preto, arroz vermelho, além do grão em formatos diferenciados, aromáticos, arbóreos e o arroz mais específico para a culinária japonesa e a culinária italiana, por exemplo”, comentou o engenheiro Josimar Nogueira.

 

 

Pela manhã, a engenheira agrônoma Leticia Pastore Mendonça ensinou manejo do solo de maneira sustentável mostrando a extrema importância da conservação, já que é um recurso natural que é considerado não renovável.

 

 

“Para formar um centímetro de solo, leva em torno de quatrocentos anos. O curso deu a oportunidade ao público de conhecer alguns sistemas para que possam adotar aos poucos. Essas práticas como uso de cobertura, o plantio direto, o sistema agroecológico, que a gente até tem aqui como exemplo e deu até para eles visitarem também. Esse foi um dos temas, mostrando também todos os fatores que levam a degradação do solo e também todas as práticas que minimizam problemas”, explicou a engenheira agrônoma.

 

 

Buscando um estilo de vida mais saudável, a nutricionista Mônica Lima, começou o cultivo de uma horta em casa e aproveitou para se capacitar durante o dia de imersão na fazenda, por meio do Inova Agroecologia Maricá.

 

 

“Eu tenho horta em casa e queria realmente aprender a cuidar mais do meu solo e estava atrás desse processo já há algum tempo. Ontem à noite, abrindo o Instagram, eu me deparei com um curso, fiz a inscrição para essas capacitações e também para as de domingo. Realmente foram explicações interessantes que vi aqui, além de muita troca de experiência boa”, comentou a participante.

 

 

Capacitação de domingo

 

 

No domingo (2/03), de 8h às 16h, é a vez do curso de produção orgânica de sementes, que abordará aspectos gerais como legislação, padrões para produção e comercialização, escolhas da área e tipos de polinização.

 

Foto: Leonardo Fonseca

Fonte: Codemar

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: