Iniciada a pintura da escadaria do centro de Maricá
Pintura da escadaria do centro
Antes de mais nada, a Prefeitura de Maricá, através do projeto “Somar Com Cultura”, iniciativa da Secretaria de Cultura e da Autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), por meio da diretoria de Cidades e Jardins, deu início na manhã de quarta-feira (12/08), na escadaria que liga o centro ao bairro Boa Vista, a pintura da primeira galeria de arte a céu aberto do município.
A obra, que irá homenagear os pontos turísticos de Maricá, está sendo realizada por três artistas plásticos; a saber, Janine de Souza, Felipe Benicá e Yosseph Carvalho, todos integrantes do Grupo de Artistas de Maricá (GAM). Segundo o secretário de Cultura, Sady Bianchin, a previsão é de que a pintura da escadaria seja finalizada até sexta-feira (14).
“A Galeria Boa Vista será a primeira de muitas galerias de arte a céu aberto da nossa cidade. Queremos valorizar arte de rua, a arte urbana, o grafite, enfim, queremos que a arte esteja disponível e ao alcance de todos”, completou.
“É sempre importante dizer que esse projeto de pintura da escadaria, que já existia e que já fazia parte da história da cidade, se tornou uma tradição no município. Por isso, a Prefeitura quer manter essa história viva. E desse modo, fazer com que Maricá seja reconhecida como uma cidade das artes presentes nos espaços públicos, nos espaços de convivência contemplando as mais variadas narrativas sociais”, explicou o secretário
Motivo de comemoração
Para o presidente da Somar, Renato Machado, a revitalização de mais um espaço público é motivo de comemoração.
“Maricá é uma cidade cultural, tem muita história e temos a alegria de, não só revitalizar mais esse espaço público, mas de também estar celebrando uma grande parceria com a pasta da Cultura”, avaliou.
Já o artista plástico e presidente do GAM, Yosseph Carvalho, disse que trabalhar na realização da nova pintura da escadaria, ao lado de Janine e Felipe, será uma experiência maravilhosa.
“No passado o GAM foi o responsável pela primeira pintura desta escadaria, a pedido da gestão municipal da época”, lembrou Yosseph. “Estamos voltando agora e essa é uma experiência muito boa. Afinal, somos três artistas diferentes, com ideias e almas diferentes. Mas vamos trabalhar juntos com um único objetivo que é o de apresentar para moradores e visitantes os principais e mais belos pontos turísticos de Maricá”, garantiu.
Yosseph contou ainda que mora há 30 anos em Maricá. Além disso, se orgulha em poder levar o nome da cidade que escolheu para viver a outros estados e outros países através da sua arte.
“A minha vinda para Maricá não mudou os meus traços, mas mudou a cor do meu trabalho. Maricá é uma cidade ensolarada e suas cores atraem olhares. E essa galeria a céu aberto tem a missão de despertar o olhar de quem passar pela escadaria, a querer conhecer os pontos turísticos aqui representados”, concluiu o artista.[
Foto: Marcos Fabrício