Inclusão e acessibilidade: Prefeitura de Maricá abre inscrições para capacitação em braille
Curso oferecido pela Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com a ONG Contato, oferece 15 vagas no período de 9 a 15 de fevereiro
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, em parceria com a ONG Contato, realiza de 9 a 15 de fevereiro, inscrições para capacitação presencial em braille para professores e acadêmicos da área de educação, profissionais que atuam com pessoas cegas, familiares de pessoas com a deficiência visual e demais interessados em aprender a leitura e escrita em sistema braille. Ao todo, 15 vagas estarão disponíveis e as aulas serão realizadas em dez encontros, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, com início previsto para o dia 1º/03 e término em 03/05, na sede do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), em Araçatiba.
A capacitação, com duração de 40h – sendo 30h presencial e 10h de atividades propostas – terá certificado digital de conclusão e tem como objetivo divulgar o sistema de escrita tátil, transmitir conhecimentos básicos aos participantes, como técnicas de escrita e leitura, contribuindo, assim, para a melhoria do atendimento às pessoas com deficiência visual no processo de inclusão social. Todos os itens utilizados nas atividades serão fornecidos pelo espaço, bem como o transporte acessível para pessoas com deficiência, conforme disponibilidade de vagas e mediante solicitação prévia pelo telefone 3005-4107.
“O curso em Braille, oferecido pela nossa Secretaria, vem fortalecer o propósito do nosso prefeito Fabiano Horta, que é transformar a cidade de Maricá em um município verdadeiramente inclusivo. O sistema braille além de estimular a cognição é também um conjunto de elementos técnicos que proporcionam autonomia das pessoas cegas ou com deficiência visual, ampliando a autoestima e o campo de sociabilidade. Eu tenho uma grande satisfação em proporcionar a essa população e aos seus familiares um momento inigualável como esse”, disse o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres.
Os interessados em participar da capacitação precisam fazer a inscrição dentro do período disponibilizado pelo telefone do Centro de Referência em Políticas Inclusivas CRPI (3005-4107) ou presencialmente no CRPI, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Os candidatos deverão apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
Foto: Divulgação