ICTIM inaugura Espaço Nave – Ambiente Digital no Flamengo

Compartilhe essa matéria:

Esta é a quinta unidade do programa que oferece oficinas de informática e acesso gratuito aos computadores

A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta quarta-feira (24/05) o Espaço Nave – Ambiente Digital do Flamengo, unidade com oficinas de informática e acesso gratuito a computadores. Este é o quinto espaço aberto no município pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá. As outras quatro unidades funcionam em Itapeba, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.

 

O programa oferece capacitação em Windows Básico, Programa em Linguagem Python, Word Básico, Excel Básico, Excel Avançado, Power Point básico; Digitação; Turma para Terceira Idade; Uso do Smartphone; e Uso das Mídias Sociais. Para participar, basta fazer o pré-cadastro em uma das unidades (Flamengo, Ponta Negra, Itapeba, Inoã e Itaipuaçu) para as próximas turmas.

 

O prefeito Fabiano Horta destacou os aparelhos públicos que transformaram o bairro, como a Arena Flamengo, o Parque Linear, agora a unidade do Espaço Nave – Ambiente Digital e a praça agroecológica que será entregue à população nesta quinta-feira (25/05).

 

“A gente passa por aqui e vê as pessoas praticando esportes na Arena. O Parque Linear do Flamengo guarda essa característica de absorver de maneira muito intensa a presença comunitária todos os dias. Vamos entregar amanhã a praça agroecológica. Ai a gente vem hoje para cá construir um ambiente digital. Ou seja, o Flamengo deixou de ser o lugar da moradia e virou o lugar da estada, do estudo, da prática esportiva, dos saberes agroecológicos, um lugar agradável para viver e cuja a dinâmica social se impôs de maneira diferente na cidade”, declarou Fabiano.

 

Especificamente sobre o Espaço Nave – Ambiente Digital, Fabiano destacou a inclusão digital que o programa oferece e adiantou que a sexta unidade será inaugurada no final de junho.

 

 

“A gente cria aqui o universo do alfabetismo digital. Quando a gente abre espaços belos, agradáveis e funcionais, a gente permite a democratização do acesso ao mundo digital. Isso constrói oportunidades, potenciais humanos e desenvolve as pessoas. No final de junho será aberto um espaço como esse no Caxito. Será a sexta unidade aberta, como esta, nos centros periféricos de Maricá para que a gente oportunize essa dinâmica para todos e todas”, acrescentou.

 

Espaço para pesquisas digitais

 

Carlos Senna, presidente do ICTIM, ressaltou que na unidade do Flamengo são disponibilizados aos moradores dez computadores com acesso à internet e cada um pode imprimir três documentos de pesquisa.

 

 

“Parece uma coisa simples, mas a maioria da população não consegue ter acesso a internet gratuita. Alunos podem usar o espaço para fazer pesquisas da escola, imprimir trabalhos. A gente dá toda estrutura para que as pessoas se sintam à vontade e possam ter acesso ao que precisam”, afirmou Senna.

 

O presidente do ICTIM também falou sobre o convênio com o Microsoft.4 com aulas online, onde o aluno pode estudar no Espaço Nave ou em casa.

 

 

“É a democratização da internet para as pessoas que precisam utilizá-la”, completou.

 

O espaço possui sala de aula com telão e projetor, sala de informática com dez computadores com acesso à internet, dois banheiros, sendo um para Pessoa com Necessidade Especial (PNE), copa e recepção. São quatro cursos por dia, com 15 alunos por turma. Na sala de informática, dois monitores auxiliam os usuários sobre como utilizar os equipamentos.

 

Nos polos, os computadores também podem ser utilizados para trabalhos, pesquisas, impressão de documentos e demais serviços de internet. O acesso pode ser feito por até duas horas, mediante cadastro no local. Além disso, acesso a sites de conteúdos inadequados, jogos online, dentre outros, não são permitidos.

 

Moradores comemoram espaço com cursos de informática

 

Moradora de Araçatiba, Charmainne Cardinne Leite, de 50 anos, fez o curso de Windows Básico e vai se matricular em outros cursos para continuar se atualizando no mundo digital.

 

“A Nave é uma oportunidade e consegui mexer em computador e melhor desenvolver o trabalho. Vou continuar com essa reciclagem para aprender mais com essas inovações e tecnologias”, afirmou Charmainne.

 

Já Marluci Guedes, 53 anos e que reside há 35 no Flamengo, viu as mudanças no bairro e agora quer aproveitar o espaço fazer cursos de informática.

 

 

“Ainda não sei que curso vou fazer. Vou ver o que tem disponível e usar esse espaço aqui. Ficou muito bonito mesmo”, comentou.

 

O Espaço Nave – Ambiente Digital do Flamengo fica na Rua Arlete Alcântara n° 1011. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Endereços das demais unidades:

Ponta Negra – Rua do Canal, quadra 2, lote 5

 

Itapeba – Rua Manoel da Costa Marins, 1787, lote 4, lojas 1 e 2

 

Inoã – Rua Osvaldino de Almeida, 0, lote 2, quadra 11

 

Itaipuaçu – Rua Professor Cardoso de Menezes, lote 30, quadra 2

 

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: