Guarda Municipal de Maricá resgata animais silvestres em diferentes bairros
Urutau, lagarto e maritaca foram encontrados por moradores e receberam atendimento especializado
O Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam) da Guarda Municipal de Maricá realizou dois resgates de animais silvestres na última terça-feira (04/02) e outro na quinta-feira (05/02), em diferentes pontos da cidade.
Resgates em Bambuí, Itaipuaçu e Inoã
📍 Bambuí – Um urutau foi encontrado dentro de uma residência, debilitado e com ferimentos em uma das asas. Após o resgate, a ave foi encaminhada para avaliação e cuidados da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
📍 Itaipuaçu – Um lagarto de aproximadamente um metro invadiu uma casa, assustando os moradores. Apesar de arisco, o animal foi resgatado com sucesso e, como estava saudável, foi devolvido ao seu habitat natural.
📍 Inoã – Um filhote de maritaca foi encontrado em um condomínio e resgatado pelo Gedam, após um chamado via Ciosp. A ave também foi entregue à Secretaria de Meio Ambiente para os cuidados adequados.
Como agir ao encontrar um animal silvestre
O Gedam orienta que, caso um animal silvestre seja encontrado, a população deve entrar em contato pelos números:
📞 153 (Guarda Municipal)
📞 Disque Seop: (21) 96809-1516
🚨 Importante: Não tente capturar, afugentar ou manusear os animais. A melhor ação é acionar as autoridades competentes.
Gedam já resgatou 785 animais em Maricá
Em 2024, o Gedam realizou 785 resgates de animais silvestres em áreas urbanas e zonas de risco de Maricá. Além de garantir a proteção da fauna local, o trabalho do grupamento ajuda a manter o equilíbrio ambiental e a conscientizar a população sobre a importância da preservação da biodiversidade.
A atuação do Gedam mitiga impactos ambientais, promove um ambiente mais saudável e fortalece ações sustentáveis para as futuras gerações.
Foto: Divulgação