Gestores da Prefeitura participam de oficina do Plano de Mobilidade em junho
Plano de Mobilidade Urbano
A Prefeitura de Maricá organiza oficinas com gestores das secretarias municipais e autarquias, e com a população para identificar problemas e elaborar estratégias, soluções e aperfeiçoar o Plano de Mobilidade Urbano. Nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho as discussões e trocas de ideias serão com os representantes do governo, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro. A outra etapa, marcada para os dias 10, 11, 24 e 25 de junho (locais ainda serão definidos), será com os moradores, que poderão sugerir ideias para melhorar o sistema de mobilidade da cidade.
O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, reforça que o objetivo das oficinas é gerar elementos técnicos necessários à identificação de desejos e expectativas por meio de entrevistas e dinâmicas de discussão com agentes da gestão municipal e com os moradores.
“Queremos saber qual a expectativa deles em relação a mobilidade no município, para promover essa integração no tema, fazendo com que todos os setores da gestão participem, opinem, pois cada secretaria e individuo tem uma vivência de mobilidade urbana”, disse Cabral.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fica na Rua Domício da Gama, em frente ao Cine Henfil, no Centro.
Pesquisas domiciliares e nos ônibus
Essa é mais uma etapa para criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbano. Em maio, pesquisadores da Secretaria de Urbanismo fizeram abordagens nos domicílios e nos ônibus para entender como as pessoas se deslocam pela cidade. Os moradores responderam questionários informando nome, idade, sexo, local de trabalho, local de estudo, telefone, quantidade de moradores, se possui alguma deficiência, se possui automóveis e a quantidade; se já sofreu algum acidente; se almoça em casa; qual origem da viagem; horário de saída; qual destino da viagem; horário de chegada; e modo de transporte.
A pesquisa também inclui levantamentos sobre a origem e o destino das cargas urbanas, a contagem de pedestres, ciclistas e veículos e a medição da velocidade média dos veículos em determinados pontos da cidade.
Segundo Cabral, atividades desse tipo são fundamentais na hora de planejar ações que vão melhorar a qualidade de vida da população.
“Com os levantamentos e estudos realizados, conseguiremos direcionar as iniciativas que vão impactar e melhorar a qualidade nos deslocamentos urbanos e a dinâmica em Maricá”, enfatiza o secretário.
As informações coletadas junto à população serão incluídas no planejamento para garantir condições de deslocamento de forma sustentável, eficiente, acessível e ágil. O site do Plano de Mobilidade está em construção e vai conter todos os documentos, informações e formulários de pesquisas.
Foto: Divulgação