Fórum Preparatório para a 10ª Conferência Municipal de Saúde é marcado por debates e construção coletiva

Compartilhe essa matéria:

Evento aconteceu no Espaço Sal da Terra, propondo diálogos entre gestão e moradores para a elaboração de políticas públicas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (10/02), o Fórum Preparatório para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo gestores, profissionais da área e a sociedade em geral para diálogos plurais sobre o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O evento aconteceu no Espaço Sal da Terra, no Centro, com palestras sobre os assuntos principais que farão parte da conferência e debates temáticos, possibilitando a elaboração e aprovação de propostas que serão expostas posteriormente, o que contribui para construir coletivamente políticas públicas para a saúde da cidade.

 

O encontro teve início com uma mesa de apresentação, onde a secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a mobilização da população que compareceu ao fórum, mostrando o comprometimento na elaboração de ideias essenciais para qualificar ainda mais os serviços oferecidos aos maricaenses.

 

“Esse encontro é fundamental para a saúde da cidade, sendo um momento de preparação para a Conferência Municipal de Saúde e discutir democraticamente as propostas que serão apresentadas no evento. Agradeço àqueles que participaram da elaboração do fórum, proporcionando reflexões coletivas sobre os passos que devemos seguir para construir políticas públicas efetivas para o SUS de Maricá, sempre de forma justa, equânime e para todos, transformando ideias em realidade. A população do município dobrou nos últimos anos e a gestão está comprometida em atender às novas necessidades, investindo em uma rede que cresce quantitativamente e qualitativamente, propondo soluções realistas e debatidas em rede”, afirmou.

 

Bruno Lougon, presidente do Conselho Municipal de Saúde, ressaltou o papel da iniciativa para elaborar propostas a partir de aspectos pontuados pelos moradores, o que representa os resultados dos incentivos contínuos à participação popular e ao controle social.

 

“O Fórum Preparatório para a 10ª Conferência Municipal de Saúde é um momento que consolida o trabalho realizado continuamente pelos membros do conselho. Nos traz imensa satisfação ver a adesão ao evento, o que mostra como a participação popular e o controle social estão cada vez mais fortalecidos na cidade, algo essencial. Com isso, acolhemos as demandas dos usuários e também ouvimos aqueles que estão na ponta dos serviços de saúde, propondo diálogos que trarão resultados importantes”, acrescentou.

 

Programação contou com diálogos sobre temas importantes

 

A iniciativa continuou com diversas palestras. A primeira exposição abordou o eixo “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”, conduzida por Edilson dos Santos, médico e ex-secretário de saúde de Maricá, além de ter atuado na gestão de outras cidades. Depois, foi a vez da enfermeira Tereza Cristina Abrahão propor reflexões sobre a temática “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, seguindo com diálogos sobre a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), também conduzidos por Edilson dos Santos.

 

Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), encerrou o ciclo de palestras, abordando o eixo “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, refletindo sobre as potencialidades do SUS e as políticas públicas que serão construídas através de diálogos em rede.

 

O evento foi finalizado com a aprovação e homologação de propostas para a saúde do município, todas debatidas coletivamente, que serão apresentadas na 10ª Conferência Municipal de Saúde — marcada para os dias 18 e 19/03.

 

Foto: Katito Carvalho

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: