Fórum municipal discute ideias para Conferência de Assistência Social
Grupo de trabalho debateu políticas públicas de financiamento e transferência de renda. Evento principal ocorre em 15 de julho
A Prefeitura de Maricá promoveu nesta quinta-feira (15/06), no auditório do Banco Mumbuca, o fórum preparatório da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que está prevista para acontecer em 15 de julho deste ano. Foram debatidas políticas públicas com base em cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; e benefícios e transferência de renda.
Thiago Ribeiro, secretário de Assistência Social, explicou que o encontro foi uma troca de ideias entre a população e os profissionais da área.
“Definimos as propostas que efetivamente ajudem o governo na expansão do Sistema Único de Assistência Social no município”, destacou Thiago.
O grupo de trabalho propôs, entre outras iniciativas, a garantia de 100% dos recursos financeiros da Política Nacional de Assistência Social aos serviços de proteção social básica e especial; percentual mínimo para financiamento da política de assistência social; aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários; ampliação do número de profissionais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); expansão do projeto Tecendo as Redes nos bairros; implementação de mais duas unidades do Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS); criação de um núcleo de escuta especializada para vítimas de violência; instalação de mais uma Casa do Autista e da sede própria do Centro Pop; dentre outras sugestões.
Essas propostas serão votadas na conferência cujo tema é “Reconstrução do SUAS. O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. No fórum ainda foram sugeridas propostas de projetos no âmbito estadual e federal. As propostas serão encaminhadas aos órgãos competentes para que sejam debatidas nas referidas conferências.
Foto: Evelen Gouvêa