Festa Literária Internacional de Maricá começa nesta terça-feira (19/09)
Evento homenageará Gilberto Gil e acontece até dia 1º de outubro com escritores renomados, palestras, debates e atrações culturais, em Itaipuaçu
A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) será aberta às 15h30 desta terça-feira (19/09) com um cortejo cultural reunindo artistas de circo, do teatro, da música, além de grupo de capoeira e integrantes da Escola de Samba União de Maricá e do bloco Ilê Aiyê, que percorrerá o trecho da Av. Zumbi dos Palmares, na Praça dos Gaviões, dentro da área do evento.
O grande homenageado deste ano será o cantor, compositor e imortal Gilberto Gil, que também ganhará uma arena com o seu nome na Flim, que acontece até o dia 1º de outubro com entrada gratuita. Serão 13 dias, das 8h às 20h, com uma extensa programação que inclui palestras, debates e rodas de conversa, com escritores, convidados, professores, filósofos e chefs para um bate-papo com o público.
A partir das 17h, a programação terá uma roda de conversa sobre “A educação e o cenário esportivo brasileiro” com Juca Kfouri, jornalista esportivo; Búfalo Gil, ex-jogador da seleção brasileira de futebol; Giovane Gávio, medalhista olímpico do vôlei; e Wanderson Geremias, conhecido como WG, do projeto social Cultura na Cesta. Os mediadores serão Amanda Pereira, subsecretária da Secretaria de Comunicação de Maricá, e o professor Cristiano Oliveira, da Secretaria de Educação de Maricá.
Flimzinha com Bia Bedran
Sob o tema Multiculturalismo, a FLIM terá mesas sobre o papel da mulher, cultura indígena, raça, educação, esporte, religião, música e inclusão, entre outros. Na terça-feira (19), a cantora de histórias infantis, Bia Bedran, se apresenta na Flimzinha, espaço voltado às crianças, em dois horários: 10h30 e 14h30. O cantor Ronaldo Valentim apresentará a cantiga do Boi Condé, que era utilizado nas décadas de 1930 e 1940 como uma terapia das mulheres em depressão pós-parto no hospital municipal. Na época, as pacientes confeccionavam um animal chamado Boi Condé o que as ajudava no tratamento.
O primeiro dia contará ainda com uma sessão de autógrafos às 19h do lançamento do livro de poesias “Cabeça nas Nuvens”, do cientista social formado pela UFF e deputado federal Washington Quaquá. Em seguida, às 20h30, o cantor Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, se apresenta no Palco Sete Sóis Sete Luas.
A Flim reunirá outros grandes nomes da literatura e da cultura. Serão 50 personalidades, desde Ondjaki, autor premiado de Angola, a Nei Lopes, Rossandro Klinjey, Hélio de La Peña, Juca Kfouri, Adriana Calcanhoto, Edney Silvestre, Frei Betto, Pastor Ed René, Eliseu Banori (de Guiné-Bissau), Maria Chocolate e outros, além de 50 escritores de Maricá.
Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura terá mais de 60 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. O Espaço Criança vai abrigar a Vila Pé de Maricá, em alusão a árvore que dá nome ao município, e contará com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil. Já o espaço Porão Cultural será reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abrigará 154 estandes de vendas de livros e na Tenda Festart haverá um amplo espaço com pufs para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se será um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.
Shows de Adriana Calcanhoto, Zélia Ducan e Maneva
Além de um amplo espaço gastronômico com diversos restaurantes, que funcionará na Praça Camburi, o Palco Multicultural receberá diversos shows de artistas locais e da música nacional. Nos 13 dias de evento passarão pelo palco grandes nomes, como Adriana Calcanhoto, Zelia Duncan, a banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. Também se apresentam no local o Teatro Mágico e a cantora maranhense Flávia Bittencourt.
Mumbuca Literária
Este ano, os vouchers para compra de livros foram batizados de “Mumbuca Literária” em referência à moeda social de Maricá. Serão distribuídos 35 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual, como ocorreu nas edições anteriores. Também serão contemplados os estudantes do projeto municipal de alfabetização: “Sim, eu posso”.
A novidade é que, pela primeira vez, os aposentados da Secretaria de Educação de Maricá e os alunos do Passaporte Universitário (programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas) também terão direito ao voucher. O valor do “Mumbuca Literária” será o equivalente a R$ 200, exceto para alunos do Passaporte Universitário que terão direito a vouchers de R$ 100.
Foto: Evelen Gouvêa