Feira de adoção consegue um novo lar para 23 animais
Ao todo, 72 cães e gatos já foram retirados das ruas nas três edições da campanha realizadas este ano no estacionamento do Shopping Boulevard
A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), realizou neste domingo (19/03), a terceira edição deste ano da campanha de adoção de cães e gatos no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro. A ação, realizada em conjunto com protetores do município, conseguiu encontrar um novo lar para 23 animais – sendo 18 cães e cinco gatos – resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos.
“É muito bom ver a aceitação da campanha, e os munícipes querendo adotar um animalzinho. Esse ano estamos nos superando e conseguindo dar destaque às nossas ações mesmo com esse calor do verão. Como sempre destaco, ver tantas pessoas com a consciência e querendo um animalzinho não tem preço. A Cepa quer criar essa rotina de eventos para conscientizar as pessoas da importância da adoção”, destacou o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes.
Morador do Centro, Vagner de Paula, contou que o seu novo amigo irá fazer companhia para o seu pai e animar ainda mais a casa.
“Hoje, consegui encontrar o meu “cãopanheiro”, que irá auxiliar o meu pai nos tratamentos dele e animar a casa. Essa ação é fundamental para evitarmos que os animais fiquem largados nas ruas. Estou adorando ver a evolução do município na causa animal. Amei ver que conseguimos ampliar a rede de proteção e dar suporte aos animais de rua”, comentou o friburguense que escolheu Maricá para morar há mais de 20 anos, ressaltando que agora a casa terá mais vida e mais cor.
Sobre a Cepa
Criada em 2017, a Coordenadoria Especial de Proteção Animal desenvolve diversas ações e políticas públicas para proporcionar bem-estar e proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes. As campanhas acontecem em todo o terceiro domingo de cada mês no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro, disponibilizando filhotes e adultos de cães e gatos resgatados das ruas pelos protetores do município. Com a iniciativa, 786 animais já foram retirados das ruas e adotados em Maricá.
Assistência aos animais de rua
Para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos). A busca ativa pelos animais doentes será feita pela equipe técnica da Coordenadoria, mas qualquer cidadão de Maricá poderá ajudar os animais de rua solicitando a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334.
Os profissionais vão até o local para constatar as necessidades de saúde do animal, acolher e dar o atendimento veterinário necessário. Após a recuperação, o animal será inserido no programa de adoção. No caso de constatação de abandono de cães ou gatos, o dono poderá ser identificado e denunciado por maus-tratos.
Campanha também acontece on-line
A campanha de doação também é disponibilizada online pelas redes sociais da Cepa (Instagram, Facebook ou WhatsApp). Todos os animais encaminhados para adoção são vermifugados, os adultos castrados, e os filhotes têm castração garantida aos seis meses de idade pela coordenadoria. Interessados em adotar um amigo podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @cepa.marica ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h.
Além das feiras de adoção, a Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), em parceria com a ONG Rio Ecopet, desenvolve campanha de sustentabilidade para recolher tampinhas plásticas e lacres de alumínio e trocá-las por ração para cães e gatos de protetores cadastrados no município e animais de rua. A iniciativa foi criada também com foco na preservação do meio ambiente e tem apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Cidade Sustentável e da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar). O objetivo é recolher, mensalmente, cerca de uma tonelada de tampinhas plásticas.
Foto: Clarildo Menezes