Fabiano Horta recebe prefeita de Saquarema e vereadores eleitos no Rio na Flim
Manoela Peres e os vereadores eleitos no Rio de Janeiro, Tatiana Roque e Leonel de Esquerda, fizeram um tour pela Festa Literária de Maricá
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu na sexta-feira (08/11) a visita da representante do município vizinho, Saquarema, à 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim). A prefeita Manoela Peres conheceu cada espaço do evento montado no Parque Nanci que, segundo ela, foi uma das inspirações para a feira literária que começa em sua cidade na segunda-feira (11/11). Também visitaram o evento os vereadores eleitos pelo Rio de Janeiro Tatiana Roque (PSB) e Leonel de Esquerda (PT).
Fabiano ciceroneou os convidados por todo o evento, passando pela Tenda Imersão, estandes de livros, a exposição “Heróis Quilombolas” até a chegada ao auditório na tenda “Papo Flim”, onde acontecem as rodas de conversa. Ele explicou como foi o início da Flim e exaltou a similaridade entre as gestões dos dois municípios
“Fiquei feliz com a presença deles porque há muita coisa em comum entre nossas cidades. Lá como cá, temos 10 mil estudantes subsidiados pelas prefeituras, e agora Saquarema chega à terceira edição de sua festa literária. A nossa começou na praça e foi ganhando corpo com o tempo, e desejo o mesmo sucesso ao evento de nossa vizinha”, disse o prefeito.
Um dos locais que mais impressionou os visitantes foi a tenda imersiva, principal novidade desta edição da Flim, na qual se pode ter uma experiência com a história e locais importantes da cidade, além de alguns de seus principais personagens. A prefeita afirmou que na feira em Saquarema terá espaços semelhantes e também vai trazer uma novidade.
“Buscamos inspiração em todos os eventos desse tipo que conhecemos, mas eu pessoalmente estou encantada com o que Maricá fez, principalmente no que diz respeito à preocupação com a inclusão. Inspirados nisso, nós criamos para nosso evento em Saquarema, além do espaço, um horário específico para crianças do espectro autista que têm dificuldade com barulho. Será um momento com mais silêncio para elas aproveitarem”, explicou Manoela Peres.
Para Tatiana Roque, que é professora da UFRJ, todos os que moram em cidades próximas a Maricá deveriam visitar a Flim.
“Já tinha visto outras edições desse evento, mas o deste ano está de primeiro mundo, bonito demais. Vale muito a pena as cidades do entorno virem conhecer, sem falar no estímulo que é principalmente para as crianças se habituarem com a leitura, sempre muito importante”, avaliou a parlamentar eleita.
Foto: Clarildo Menezes