Estudantes de Maricá apresentam trabalhos que concorrem ao IV Prêmio Novos Pesquisadores
Estudantes da cidade concorrem ao IV Prêmio Novos Pesquisadores
A Prefeitura de Maricá concluiu nesta quinta-feira (25/11) a apresentação dos artigos científicos que concorrem ao IV Prêmio Novos Pesquisadores, iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia que estimula a produção científica desde a educação básica. A exposição dos 20 trabalhos classificados aconteceu no auditório Manoel Lago, nova sede do Banco Mumbuca, no Centro.
A iniciativa envolveu dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (categoria A) e outros dez estudantes do 3º ano do Ensino Médio (categoria B), todos orientados por professores em todas as etapas. Os temas dos artigos científicos foram variados e o único requisito era que abordassem de alguma forma a cidade de Maricá.
Os trabalhos enviados foram avaliados por uma banca de especialistas. Os três alunos que tiverem o melhor desempenho em cada categoria e seus respectivos orientadores serão premiados com notebooks.
Representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Carolina Castilhos reforçou que o projeto contribui com o desenvolvimento dos alunos, por meio da integração entre assuntos relevantes ao cotidiano local e o crescimento profissional dos envolvidos.
“Essa iniciativa é muito importante para aprofundar pesquisas que respondem dúvidas da população e expõem programas de referência de Maricá. O aluno também é beneficiado, realizando trabalhos avançados que vão acompanhá-los tanto ao chegar na universidade, como na vida profissional, o que é fundamental”, afirmou.
Alunos mostram o impacto do “Novos Pesquisadores”
Entre os seis alunos que apresentaram seus trabalhos nesta quinta-feira (25/11) estava Paloma Torres, de 15 anos. Cursando o 9º ano na Escola Municipal CAIC Elomir Silva, a jovem comentou sobre a experiência de produzir um artigo científico com tão pouca idade.
“No meu trabalho abordei o teatro em Maricá, falando especificamente das políticas públicas culturais nas escolas, algo que é essencial na minha visão. Espero que o meu estudo auxilie na aplicação de medidas em Maricá, porque gostaria que todos pudessem ter contato com o teatro pelo menos uma vez na vida”, destacou.
Giovanni Barbosa, de 14 anos, também aluno do 9° ano no CAIC Elomir Silva, disse que a orientação recebida facilitou o processo de escrita.
“O processo de elaboração do artigo foi complicado no início, porém, com a ajuda da professora, achei todo o processo divertido. Utilizei uma metodologia menos complexa, abordando o valor dos estudos demográficos na sociedade e a importância de políticas públicas nessa área, o que foi bastante relevante”, concluiu.
Fotos: Pedro Solis