Ciência Tecnologia e Inovação

Estratégia Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Conheça a íntegra da Estratégia Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Maricá

A prefeitura de Maricá divulgou, nesta data (22/12), documento que contém algumas estratégias de gestão norteadoras da política nos próximos anos no campo da Ciência Tecnologia e Inovação em Maricá. 

O plano (CLIQUE AQUI) aponta para a inclusão e a justiça social. Acima de tudo, projeta a inovação, a ciência e a tecnologia como eixos; certo que, eixos não apenas  para o bem-estar social, como também para redução das desigualdades, geração de riquezas e aumento da produtividade. Ou seja, aponta para as possibilidades de um futuro mais justo, solidário e sustentável. 

De acordo com o prefeito, Fabiano Horta, algumas iniciativas importantes, como a criação de rede de dados, do sistema integrado de gestão municipal e do data center de suporte já saíram do papel.

Fabiano acredita que, no contexto pós-pandemia, a EMCTI – Estratégia Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Maricá – será um dos instrumentos norteadores e facilitadores que impulsionarão na superação da crise econômica e social que assola o país. Assim, o prefeito frisa a priorização das recomendações técnicas e científicas para a tomada de decisões no enfrentamento do coronavírus. A saber, testagens em massa para identificar os contaminados pela COVID-19. Do mesmo modo, a ampliação da quantidade de leitos disponíveis no sistema público de saúde. E, acima de tudo,  a inauguração do hospital municipal. 

 

A aposta na informação, na ciência e na medicina acelerou o processo de retomada econômica.

 

E, provou que é possível salvar vidas e mitigar os efeitos adversos da interrupção temporária das atividades.  

O Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), o Programa de Amparo ao Emprego (PAE) e outros esforços impediram o colapso do sistema produtivo municipal. Acima de tudo, foram garantidas condições dignas para o cumprimento da quarentena da forma mais adequada possível.

Enfim, Fabiano acredita em proposta de substituição dos royalties do petróleo por royalties tecnológicos, como já é realidade em muitas cidades pelo mundo.

 

Enfim, de acordo com Celso Pansera – Diretor-Presidente do ICTIM

” Esta é a primeira publicação da EMCTI. Em breve faremos a publicação do Livro Azul e posteriormente, do Livro Vermelho – cores estas que compõem os símbolos da municipalidade; livros com as conclusões deste debate, após a realização de consulta pública e debate amplo com os poderes Executivo e Legislativo Municipal e a sociedade civil de Maricá.”

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: