Ominira

Espetáculo “Ominira” levou elementos da cultura afro-brasileira para o CEU da Mumbuca

Compartilhe essa matéria:

Espetáculo “Ominira”

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu na noite de sábado (19/11) a penúltima apresentação do Núcleo Cultura + Colorida no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Desta vez, o espetáculo foi a peça “Ominira”, que fala de herança, ancestralidade, força, vivência, luta, ritmo, dança e alegria ao povo preto.

 

O elenco foi composto por sete jovens artistas LGBTQIA+,  multiartistas dos mais amplos segmentos –  como poesia, dança, performance, produção musical -,  que se apresentaram em atos que mesclavam performances solos e coletivas. Para Rian Carvalho, mais conhecido pelo nome artístico Rian Oak, 20 anos, esse mês marca a consciência negra e o espetáculo fala bem sobre a luta do povo negro.

 

“Agradeço imensamente o convite. Fiquei bastante feliz em participar e mostrar a minha arte para as pessoas. A nossa história vai além do que mostramos aqui, mas falamos bastante das nossas dificuldades e conquistas”, disse.

 

Para finalizar as apresentações do Núcleo Cultura + Colorida, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) recebe no dia 26/11, a partir das 18h, o projeto Cores para uma segunda exibição.

Sobre o Núcleo

O Núcleo Cultura + Colorida foi criado em junho de 2021 pela Secretaria de Cultura de Maricá. O objetivo é valorizar, enaltecer e dar visibilidade para toda manifestação cultural da comunidade e do movimento político e social LGBTQIA+, que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade.

Ominira

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: