Escolas municipais de Maricá recebem atividades especiais neste sábado (19/08)
Programa “Escola Viva” começou em duas unidades da rede com recreação, cultura e esporte voltados para a comunidade escolar
A Prefeitura de Maricá iniciou na manhã deste sábado (19/08) o programa “Escola Viva”, levando diversas atividades culturais, recreativas e esportivas para as escolas municipais Marisa Letícia, em Inoã, e Maurício Antunes, no bairro do Boqueirão.
O novo programa da Secretaria de Educação é voltado para toda a comunidade escolar em unidades de ensino, que recebem programação especial aos sábados com atividades culturais, como música, dança, canto, além das atividades sociais e esportivas com jogos e brincadeiras para o público infanto-juvenil.
O secretário de Educação, Márcio Jardim, destacou a proposta como uma forma de maior aproximação da comunidade escolar.
“A Escola Viva tem o objetivo de estabelecer um estreitamento entre a escola pública e a comunidade maricaense, além de demonstrar a unidade escolar como um espaço democrático”, explicou o secretário.
Em fase de implementação, o programa envolve práticas sociais e culturais que englobam estudantes da rede pública municipal de Maricá e estadual e também de instituições privadas.
A coordenadora do programa, Luciana Castro, ressaltou que as crianças já estão aproveitando o primeiro dia.
“A recepção das crianças foi muito boa e estão interagindo, brincando e reconhecendo o que gostam em meio às atividades de capoeira, pipa, robótica, matemática e linguagem. É o ambiente escolar de uma forma um pouco diferente”, contou.
Diretora da Escola Municipal Marisa Letícia, em Inoã, Lorimar Dornelas, acredita que a escola é um espaço de convivência para todos e poder abrir as portas aos sábados é agregar ainda mais a comunidade escolar.
“Abrir a escola sábado é uma oportunidade de interagir com a comunidade escolar. Sendo uma oportunidade para que as crianças possam aproveitar a escola como um espaço recreativo. A escola está recebendo crianças de outras unidades de ensino e do entorno para que elas possam aproveitar”, contou.
Pais e alunos aproveitaram a manhã na escola
Mãe do Miguel, de 9 anos, a moradora de Inoã, Ana Paula Calheiros, 44 anos, acredita que a atividade será excelente para o filho.
“A escola tem que ser esse ambiente em que as crianças se sintam bem e poder trazê-lo no sábado, que normalmente é um dia ocioso, é algo muito legal. Ele já está participando da aula de capoeira, interagindo com os amigos e amou conhecer a robótica”, disse.
Pai do aluno Daniel Júnior, de 8 anos, o funcionário público Daniel Nogueira, 35 anos, destacou que a escola passa a ter o papel de agente de transformação na vida dos alunos.
“Esse programa ajudará a fortalecer o vínculo com a escola. É um ambiente totalmente diferente do dia a dia educacional, o que acaba gerando uma animação maior com as crianças, que relacionam a escola como também um local de lazer”, contou.
Aluna do 6º ano da Escola Municipal Marisa Letícia, Ana Beatriz da Silva, 13 anos, participou da oficina de pipa e aprendeu um pouco mais sobre a confecção do brinquedo.
“Estou adorando e é diferente de vir aqui para estudar. Aprendi a fazer pipa e tem muitos amigos também. Essa atividade é bem legal para todos nós”, disse.
A aluna Joseane dos Anjos, 12 anos, contou que adorou a experiência de ir para escola se divertir.
“Hoje vim para brincar, aprender outras coisas que eu não conhecia, como a capoeira e estou amando. É bem diferente vir para escola assim. Está todo mundo muito feliz e aproveitando bastante”, disse.
Foto: Elsson Campos