Escola estadual começa ano letivo em Itaipuaçu
Escola estadual implantada pela Prefeitura
Uma antiga reivindicação de quem mora em Itaipuaçu começou a ser atendida no dia 02/03. Desse modo, foi iniciado o primeiro ano letivo de uma escola de Ensino Médio na região. O Colégio Estadual Darcy Ribeiro, fica situado na Rua Wilson Machado (antiga Rua 9), Jardim Atlântico. E, foi implantado pela Prefeitura de Maricá e entregue à administração da Secretaria Estadual de Educação.
A unidade – que funciona provisoriamente em uma série de módulos habitacionais enquanto a obra física de alvenaria é erguida – está atendendo a 340 alunos das três séries do Ensino Médio (cinco turmas na primeira série, três na segunda e uma terceira), nos turnos da manhã e da tarde. O colégio terá capacidade para 600 estudantes.
“Foram feitas adaptações nos módulos para receber os alunos, o que atrasou um pouco o início do calendário escolar, mas temos um planejamento para cumprir os 200 dias letivos previstos na lei”, explicou a diretora Deise Cristina de Carvalho.
As cinco salas de aula, mais uma sala voltada para atividades multimídia, assim como as dependências administrativas e o refeitório, são climatizadas e receberam mobília nova. Os estudantes também já receberam os uniformes e foram cadastrados no passe livre na própria unidade.
Colégio Estadual Darcy Ribeiro
“Estamos bem instalados aqui. Falta apenas finalizar a instalação da cozinha, para que possamos servir refeições quentes. Por enquanto, os alunos estão recebendo lanches frios”, afirmou a diretora.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa, a implantação da primeira escola de ensino médio em Itaipuaçu é uma conquista histórica para a cidade.
“Pensamos no crescimento do nosso município como um todo, um território educativo que visa oportunizar o crescimento consciente da nossa população”, analisa. “O Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, assim como o nome de seu patrono, representa o que nós sonhamos e consolidamos através da educação”, completa a secretária.
Foto: Clarildo Menezes
Enfim, veja também:
‘Castramóvel’ atende cerca de 200 animais em Itaipuaçu