Eleições 2020 Janice Reallinas PSOL

Eleições 2020 – Janice Reallinas – Candidata a vereadora do PSOL

Compartilhe essa matéria:

Eleições 2020 – Série de entrevistas apresentando os projetos e intenções de candidatos a vereador em Maricá – Janice Reallinas – PSOL

O Programa “Eleições 2020 ” tem como ideia central, uma breve conversa com os que desejam pleitear uma vaga na Câmara Municipal de Maricá. E, hoje, trazemos  a entrevista de Eleições 2020 – Janice Reallinas – PSPL, realizada no dia 04/11/2020.

 

Lembrando que as eleições para vereadores nos permitem definir quem irá trabalhar na  criação das regras (leis) de convivência da nossa sociedade. Desse modo, votando em pessoas que representam os nossos interesses na Câmara de Vereadores, faremos com que leis criadas estejam de acordo com os ideais de município para nós e nossos filhos.

 

Assim, o propósito de “Eleições 2020” é apresentar a população quem são e o que fazem os candidatos aos cargos eletivos nestas eleições municipais de 2020; e, assegurar mais conhecimento aos eleitores; a saber, os grandes responsáveis por eleger nossos representantes.

 

Certo que, o vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública; ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa.

 

Confira abaixo a entrevista com Janice Reallinas, candidata ao cargo de vereadora, pelo PSOL

 

 


 

 

 

Conteúdo da entrevista “Eleições 2020”

 

Antes de mais nada, após sua apresentação, pessoal e profissional, será abordado na entrevista suas propostas e posicionamento caso seja eleito.

Fique de olho e confira os projetos dos candidatos e, então, decida com consciência sobre seu candidato a vereador.

Sobretudo, cumpre ressaltar que a entrevista é de cunho de utilidade pública.

Com a finalidade de não haver favorecimento para nenhum dos candidatos, os participantes responderão as mesmas perguntas.

 

Eleições 2020 – Janice Reallinas – PSOL

 

Eleições 2020 Janice Reallinas PSOL

 

 

Quem é Janice Reallinas ?

Janice Reallinas é mulher, negra, latino-americana, trabalhadora, feminista, socialista. Assistente social atuante na luta pela garantia dos direitos sociais e militante pela emancipação da classe trabalhadora.

Antes de mais nada, nascida e criada na baixada Fluminense, participou do movimento estudantil secundarista nos anos de 1990 na Luta pelo Passe Livre!

Cursou Técnico de Enfermagem, também ensino público onde pode vislumbrar o outro lado dos serviços; a saber, pela perspectiva de quem atende. Durante este processo apreendeu a importância do SUS e do serviço público, contudo, ainda faltava algo que contemplasse estes dois aspectos de sua vida: leitura critica da realidade e politicas sociais.

 O Serviço Social foi uma das opções dentro das possibilidades de uma trabalhadora que não tinha o preparo adequado para disputar uma vaga no Ensino Superior. Acabou sendo a profissão certa.

Durante o Ensino Superior, onde era estudante trabalhadora, técnica de enfermagem, participou das atividades do Centro Acadêmico de Serviço Social da UERJ. Momento quando defendeu o Ensino Superior Público Gratuito e de Qualidade para todos.

Hoje é especializanda em saúde do trabalhador e ecologia humana na Fiocruz. Além disso, é mestre em Serviço Social pela UERJ.

Seus estudos se localizam na Precarização do Trabalho, saúde mental no Trabalho e o Feminismo. Este último com possibilidade de estudar o trabalho doméstico não pago (Teoria da Reprodução Social).

Desse modo, ela é Assistente Social há 11 anos. Trabalha em politicas públicas, em particular na saúde do trabalhador e na politica de assistência social.

Enfim, foi coordenadora de equipamentos da assistência social, CRAS e CREAS onde atuou com acesso a benefícios e violação de direitos de idosos, mulheres e crianças.

 

Algumas propostas de Nome do Sigla do Partido

  • Construção e representação parlamentar do Plano Municipal popular de saúde e assistência social: mandato coletivo de verdade!
  • Criação dos grupos de trabalho e de fiscalização das politicas de saúde e assistência social: As “SUAS” vigilantes e As “vigilantes” do SUS, composta pelas mulheres com acesso aos serviços e aos Conselhos de Direitos relativos às politicas, independente, coletivo, popular, com o apoio e assessoria deste mandato!
  • Fortalecimento das trabalhadoras e trabalhadores da assistência social e saúde com a defesa intransigente do concurso público, com seleções isentas, transparentes e acessíveis aos moradores de Maricá!
  • Regularização com vínculos estáveis dos trabalhadores base das políticas sociais tais como: agentes comunitários de saúde- ACS, auxiliares administrativos, oficineiros, cuidadores, educadores sociais, auxiliares de serviços gerais, etc, em sua maioria mulheres, garantindo a continuidade e os vínculos destes trabalhadores com a comunidade; 
  • Construção com apoio deste mandato do Fórum de saúde do trabalhador e gestão do trabalho no SUS e no SUAS: com protagonismo das técnicas e técnicos das politicas;
  • Criação da ouvidoria parlamentar contra o assédio moral e em defesa do trabalhador do SUS e do SUAS
  • Atuação enfática na saúde e assistência social. Mas sem perder de vista as trabalhadoras e trabalhadores informais, as diaristas, as entregadoras e entregadores por aplicativos;
  • Participação social no que se refere a operacionalização e fiscalização do Renda Básica de Cidadania.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: