Diabetes: Dia Mundial celebrado anualmente a 14 de novembro.
14 de Novembro – Dia Mundial para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos.
A priori, o Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation(IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Afinal, este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.
Dessa maneira, vamos falar um pouco sobre o assunto.
Diabetes, saúde bucal e alimentação
Muitas pesquisas vêm associando doenças bucais a dietas carentes de nutrientes. Sendo que a existência de um quadro de diabetes agrava esse tipo de problema, como a maior incidência de cárie dentária, dificuldade de cicatrização, maior infecção, aparecimento de mais doenças gengivais, e até mesmo a mudança do paladar.
Os diabéticos têm maior risco para doenças das gengivas. Uma vez que são mais suscetíveis às infecções bacterianas e por apresentarem uma diminuição no combate as bactérias que penetram no tecido gengival.
O nível de glicose no sangue precisa ser bem controlado, caso contrário, a pessoa com diabetes terá maior chance de desenvolver doença gengival avançada, pois, os pacientes portadores de diabetes apresentam maior dificuldade a reagir a processos inflamatórios e infecciosos e perdem mais dentes quando comparado às pessoas que não apresentam a diabetes.
Outros problemas bucais relacionados aos diabéticos são a candidíase (ou “sapinho”, uma infecção causada por fungos) e secura na boca que pode provocar aftas e úlceras. Por sua vez, a perda dental pode afetar a qualidade da alimentação, por provocar a falta de nutrientes na dieta do individuo.
Dessa forma, para evitar problemas dentários associados ao diabetes, primeiramente é fundamental fazer o controle do nível de glicose no sangue. Para isso, o acompanhamento nutricional é necessário para manter uma alimentação correta, de acordo com cada paciente.
Dieta balanceada
De uma maneira geral, é importante manter uma dieta balanceada. A saber, consumir alimentos variados, ricos em fibras e evitar alimentos açucarados, como refrigerantes, sucos em caixinhas, guloseimas, balas, biscoitos, doces em geral. Boas opções de lanches são alimentos como queijos (Minas, Canastra), iogurtes naturais, vegetais crus e frutas in natura. Leia o rótulo dos alimentos e verifique se não há vários nomes de açúcares como sacarose, frutose, glucose, dextrose, maltodextrina, açúcar mascavo.
Saúde bucal
Os alimentos que têm elevado teor de açúcares por si só contribuem muito para a produção dos ácidos. Consequentemente, esses ácidos formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes e provocam as cáries.
Por sua vez, alimentos ricos em fibras requerem mais mastigação. Desse modo, aumentam a produção de saliva e melhoram a remoção de bactérias nocivas da boca. Além disso, as fibras da dieta auxiliam a redução da hiperglicemia.
Em seguida, cuide bem dos dentes e gengiva e visite o seu dentista. Posto que, as pessoas com diabetes necessitam de cuidados especiais. Desse modo, mantenha o seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde. E, também, sobre os medicamentos que estiver tomando.
Assim, a integração entre nutricionista e dentista faz parte das recomendações para a promoção da saúde bucal. Inclusive, o tema desse texto também é discutido em forma de palestra no Centro de Treinamento CTCOM com a Cirurgiã-Dentista Dra. Nubya Mattos.
Veja também:
====> Nutricionista – e a preocupação com a saúde das pessoas
====> Inaugurado em Maricá, o mais novo Consultório de Nutrição 🥗 🍽