Defesa Civil de Maricá promove curso de gerenciamento em logística humanitária
Capacitação contou com a presença de autoridades de cinco estados do país
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira (10/04), um Curso de Gerenciamento em Logística Humanitária para Desastres com ênfase na Gestão Integrada de Riscos e Desastres Socioambientais, na Escola Municipal de Administração de Maricá (EMAR). Ao todo, são 70 profissionais inscritos para o curso, com duração de 12 horas e acontece até esta sexta-feira (12/04).
O curso é voltado especificamente para profissionais que atuam nas áreas técnica, operacional e estratégica dos órgãos de proteção e defesa civil de todo o Brasil, profissionais da área de assistência social, psicologia das emergências, profissionais de ciências de dados e geoprocessamento, com ênfase na Gestão Integrada de Riscos e Desastres Socioambientais.
O coordenador da Defesa Civil de Maricá, Major Wellington Silva, destacou o comprometimento em aprimorar habilidades e procedimentos.
“Foram desenvolvidos cursos presenciais da área de desastres socioambientais. Este é um curso que trabalha com logística humanitária, se preparar para esse momento do desastre e saber dimensionar os recursos a serem imperados, e para isso você tem que ter a preparação prévia pra que você possa restabelecer um território o mais rápido possível. É muito importante municípios de diversos lugares do país estarem presentes, e que todos possam absorver esse conhecimento e levar para suas realidades dentro dos seus respectivos municípios, ficamos felizes de Maricá ser o agente irradiador desse tipo de informação para o Brasil como um todo”, completou.
O curso tem como finalidade capacitar profissionais no Gerenciamento Logístico em Operações Humanitárias em situações de Desastres, abordando conhecimentos relacionados ao gerenciamento logístico da cadeia de suprimentos humanitária, como a preparação, a avaliação de danos, à captação e gerenciamento de insumos humanitários, transporte e entrega como parte do alívio na resposta a desastres, Biossegurança em operações de logística, utilização de ferramentas de geotecnologias no processo de planejamento de resposta aos desastres, dentre outros temas relevantes.
Estão participando deste curso, profissionais das defesas civis dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, além das defesas civis municipais fluminense.
Para Benedita Santos, psicóloga da Defesa Civil do Distrito Federal, a troca de experiências também auxilia formação profissional.
“Acho essa ação muito importante não só para Maricá, mas pra todo o Brasil porque aqui a gente juntou vivências de vários estados. Já é a segunda capacitação aqui no município e eu acho essa interação importantíssima”, completou.