De Maricá para Finep, Carlos Senna deixa legado no ICTIM, incluindo Planetário e Restaurante Escola prontos
Em sua gestão, autarquia abriu quatro novas unidades de qualificação, firmou acordo com IFF para oferta de cursos técnicos e, ainda, Memorando de Cooperação Técnica com BioCubaFarma
“Há uma sensação coletiva de que o ICTIM, desde a sua criação, seria na cidade um impulsionador de projetos de pesquisa e de qualificação. Hoje, a autarquia está consolidada e é muito respeitada, compondo uma gestão municipal de excelência. Tenho muito orgulho de ter participado do processo de criação e consolidação de tantos projetos que transformam a vida de milhares de pessoas. O prefeito Fabiano Horta, que sucedeu Washington Quaquá, é um visionário e faz uma das melhores gestões do Brasil”, destaca Senna.
“Maricá ganhará o seu primeiro Planetário, que o ICTIM idealizou e, hoje, deixou pronto. O prefeito já sinalizou a inauguração para outubro, e será um marco para a cidade. Será um instrumento de conhecimento valioso e só consolida a nossa missão”, destaca Senna. O Espaço Nave – Casa da Ciência/Planetário está localizado em Itaipuaçu, ao lado do CEPT Leonel de Moura Brizola.
O acordo visa a criação de um Centro Binacional Brasil-Cuba para Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação em Biotecnologia. No documento firmado entre as partes, o desenvolvimento de pesquisas para produção de vacinas e fármacos para tratamento de doenças emergentes e reemergentes, além de estudos relacionados aos medicamentos produzidos pela BioCubaFarma.
À frente do ICTIM, Senna deixou também um projeto de Cooperação Internacional com o Instituto Finlay/BioCubaFarma, em parceria com a UFRJ, tratando sobre pesquisa para uma plataforma de vacinas à base de mRNA, submetida ao CNPq.
Senna já havia liderado em Maricá um importante projeto na área da Saúde, ainda na gestão de Celso Pansera, que foi a Pesquisa Sentinela Covid-19. A iniciativa identificava, por amostragem, o comportamento do novo coronavírus à medida que a população ia sendo vacinada.
Restaurante Escola pronto, cursos técnicos com IFF e novas unidades de qualificação profissional
“Os cursos são fundamentais no processo de construção da cidade e o IFF é um parceiro de excelência no desenvolvimento educacional de Maricá. O prefeito tem um olhar atento ao mundo técnico e profissional do trabalho, e nos incumbiu dessa missão que muito me orgulho de ter startado”, diz Senna.
“Na mesma lógica, a iniciativa dará qualificação profissional em 70 cursos na área de Gastronomia”, ressalta. A ação compõe o ecossistema de alimentação saudável, proposto pelo Bem-viver Alimentar, um projeto do ICTIM.
Maricá ganhou, ainda, duas novas unidades do Espaço Nave – Ambiente Digital na gestão de Senna, sendo nos bairros do Flamengo e Caxito, e outros dois polos (Recanto e Jacaroá) tiveram suas obras iniciadas. E o já consolidado projeto Qualifica Maricá, desenvolvido pelo ICTIM em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, recebeu a sua 6ª unidade, em Ponta Negra.
“O Qualifica está em seu segundo ano de exercício e soma mais de 3 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, destaca Senna.
Missão ao lado de Lula
“Me honra assumir a missão no Governo Federal, ao lado do presidente Lula. Foi uma campanha pesada, e hoje o Brasil está se reconstruindo”, diz ele.