Coordenadoria LGBTQIA+ promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio
Roda de conversa sobre prevenção ao suicídio
A Prefeitura de Maricá promoveu nesta sexta-feira (23/09) uma roda de conversa para discutir temas relacionados à saúde mental das pessoas LGBTQIA+ na Casa dos Conselhos, em Boa Vista. A ação, que reuniu cerca de 30 pessoas, faz parte das atividades programadas para do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento teve iniciativa da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e da Mulher, do Conselho Municipal LGBTI de Maricá e dos fóruns LGBTI de Maricá e de Itaipuaçu.
A roda de conversa contou com debate e trocas de experiências sobre a temática do suicídio envolvendo pessoas LGBTQIA+, por meio da vivência de psicólogas. O coordenador municipal LGBT, Carlos Alves, ressalta que a roda de conversa é um espaço importante de fala, escuta e reflexão sobre esse tema tão importante e que deve ser discutido por toda a sociedade.
“Nosso objetivo é trazer a reflexão sobre o suicídio na comunidade LGBTQIA+, que tem sofrido muito desde o início da pandemia com diversos problemas, como expulsão de casa e desemprego. Estamos reunidos com profissionais de saúde para pensarmos sobre como agir e acolher nesses momentos difíceis, com políticas públicas e ações mais diretas”, explicou.
Durante o debate, muitas pessoas deram depoimentos marcados por histórias de violência e silenciamento. A psicóloga clínica voluntária do Fórum LGBTQIA+, Kamila Azevedo, destacou a importância e a necessidade de continuidade dessa proposta de atividade.
“A proposta é conversar sobre o suicídio e sua prevenção no que diz respeito à questão da diversidade sexual humana. A comunidade sofre uma vulnerabilidade com maior frequência, e durante a pandemia vimos um número maior de suicídios e de ideias suicidas. Com a LGBTfobia vivida por eles em casa, a existência de uma rede de apoio é essencial, assim como essas rodas de conversa”, finalizou.