Comemoração de dias das mães na Casa do Idoso de Santa Paula
Iniciativa da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade aconteceu nesta terça-feira (14/05) e reuniu cerca de 50 pessoas no local
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta terça-feira (14/05) um almoço especial em homenagem ao Dia das Mães. O evento, que contou com a presença de cerca de 50 pessoas, foi realizado na casa do idoso de Santa Paula e teve macarrão a bolonhesa como cardápio, além de docinhos, pudim, pavê, cuscuz e canjica, levado pelos idosos.
A coordenadora da Terceira Idade de Santa Paula, Carmem Helena, comentou sobre a importância de celebrar o dia das mães no espaço e reunir todas essas pessoas que já são mães, avós e outras até bisavós.
“Aqui na casa de Santa Paula, todas nós somos muito unidas. Participar deste almoço é especial, por se tratar de uma celebração de um dia nosso. Eu perguntei o que elas queriam fazer e me falaram de organizar este almoço. Elas estão diariamente aqui na casa realizando as atividades, relatando se estiver passando por algum problema. Aqui elas recebem apoio, carinho, abraço e saem daqui renovadas. Agora após o almoço, elas vão tomar conta do espaço. Vão dançar, conversar, cantar, fazer tudo o que gostam”, pontuou Carmem.
A aluna Silvia Regina, de 69 anos e moradora de Santa Paula, falou sobre a felicidade de poder ir ao almoço e reunir tantas histórias de vida em um espaço.
“Eu estava no Rio e cheguei aqui às 7h20. Estava ansiosa para hoje, pois esse almoço significa muito pra mim. Eu amo este lugar, as pessoas, tudo. Eu tive um problema na perna a um tempo atrás e a casa ajudou muito na minha recuperação física e mental. Sempre que eu posso, gosto de estar aqui.”, disse Silvia.
Outra aluna da casa, a Maria Luísa, de 84 anos e moradora do bairro, disse que está superando problemas pessoais e relatou o quanto o espaço faz bem para sua vida.
“Quando tem esses eventos, é um encontro muito divertido. Diariamente a gente troca vivências de vida, dançamos, brincamos umas com as outras.
Eu tive depressão por ficar muito tempo em casa quando sofri um AVC e hoje com ajuda dos profissionais da casa, estou me recuperando e voltando às minhas atividades. Sempre recomendo a casa do idoso quando encontro com alguém na rua. É um ambiente muito saudável”, falou, Maria.
Sobre a secretaria
A secretaria tem por objetivo assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que oferecem ações de inclusão, como atividades de oficina, terapias, passeios e bailes.
Além do mais, oferece oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, entre outras. Todos os cursos são voltados para pessoas a partir de 50 anos e as matrículas podem ser feitas na sede do Centro, localizada na Rua Clímaco Pereira, 269, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também acontecem atividades nos polos de São José do Imbassaí, Itaipuaçu, Santa Paula, Guaratiba, Bambuí e Ponta Negra.
Foto: Clarildo Menezes