Com programação reflexiva, Codemar deu ênfase à Política de Direitos Humanos no Dia Internacional da Mulher

Compartilhe essa matéria:

Comemorando metade do efetivo de trabalhadoras mulheres, empresa destinou ação para ambos os gêneros

Com 50,45% do efetivo profissional de mulheres e equidade salarial, a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) marcou o Dia Internacional das Mulheres, nesta quarta-feira (08/03), com um evento especial de reflexão sobre a data e o papel feminino na sociedade. A ação, que foi aberta para todos os colaboradores, contou com a palestra da professora e advogada Gisele Ricobom sobre Política de Direitos Humanos para homens e mulheres, dinâmica em homenagem às mulheres e sorteio de livros.

 

Para o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o evento reforça a importância do dia 8 de março, sobretudo como um dia de reflexão e de discussão dos vários problemas que as mulheres ainda enfrentam na sociedade, seja na questão da violência, da desigualdade no campo profissional, entre outros.

 

 

“Trouxemos uma professora muito preparada para este momento. Estou muito feliz por participar desse movimento, em uma empresa aonde as mulheres têm todo o espaço possível e, nós, a cada dia, tentamos nos aperfeiçoar ainda mais, dando o devido valor às mulheres aqui na Codemar”, afirmou.

 

Segundo a diretora de Administração e Finanças da Codemar, Silvana Guimarães, é importante comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas com um olhar reflexivo, usando a data para discussão da luta feminina.

 

 

“Nós, mulheres, já conquistamos bastante, mas ainda temos muito para caminhar. Hoje é dia de pensar sobre isso, sobre as nossas desigualdades no mundo. O objetivo é que nosso evento ajude a mexer com a consciência dos colaboradores sobre o movimento feminista”, analisou.

 

Palestra sobre Política de Direitos Humanos foi ponto alto

 

O evento teve participação de cerca de 200 colaboradores. De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Codemar, Lilia Ferreira, contar com a aderência de todos é fundamental para a reflexão de uma sociedade mais justa.

 

“Pensamos em trazer, aos colaboradores, dinâmicas e uma palestra de direito feminino, com a Dra. Gisele Ricobom, para nos lembrarmos que o lugar da mulher é onde ela quer estar e onde batalha para estar. A Codemar incentiva isso, o posicionamento da mulher não só no meio corporativo, mas para a sociedade em um todo”, garantiu.

 

A professora, advogada e palestrante, autora de livros e artigos sobre Direitos Humanos, Democracia e Sistema de Justiça, Gisele Ricobom, afirma que a iniciativa da Codemar de promover esse debate no Dia Internacional da Mulher é extremamente necessária dentro das empresas, porque ela promove uma reflexão crítica sobre a realidade social no Brasil, na América Latina e no mundo.

 

 

“Acho que essa discussão provoca no público de homens e mulheres que esteve presente aqui uma reflexão sobre a necessidade da gente alterar essa realidade. Temos sim o que comemorar, mas temos muito para ainda mudar, porque as desigualdades são profundas”, pontuou.

 

Depois da palestra, aconteceu uma dinâmica na qual as colaboradoras se olharam no espelho e disseram como se viam e como a sociedade as viam. A coordenadora da Diretoria de Indústria e Energia da Codemar, Camile Fonseca, participou da ação e ficou emocionada ao expressar seus sentimentos.

 

“Foi interessante participar da dinâmica, justamente no sentido de pensar em tudo o que a palestrante falou e o que se aplica na minha vida. Achei essa proposta da Codemar muito bacana, de fazer um evento do Dia das Mulheres de uma forma, como disse a palestrante, que não reforça o estereótipo feminino, muito pelo contrário, traz informação e debates em relação à luta por direitos das mulheres”, finalizou.

 

Foto: Leonardo Fonseca

Fonte: Codemar

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: