Chegou a Sua Vez

“Chegou a Sua Vez” Pesquisadores concluem treinamento

Compartilhe essa matéria:

Projeto “Chegou a Sua Vez”

Antes de mais nada, perto de iniciar a busca ativa, o projeto “Chegou a Sua Vez” concluiu, no dia 27 de Janeiro, o cronograma de treinamentos com os pesquisadores. A capacitação foi dedicada aos cerca de cem agentes de campo, logo depois, vão aplicar os questionários em aproximadamente 30.000 domicílios em todo o município.

 

Em uma parceria inédita da Prefeitura de Maricá com a ONU, através do Instituto Darcy Ribeiro e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), o projeto é a maior ação integrada de combate à extrema pobreza no município.

 

Durante a capacitação, os pesquisadores receberam o manual do entrevistador, que reúne as informações mais importantes para a execução do trabalho.

 

“O material elaborado apresenta as principais características do projeto, a ferramenta que será utilizada na coleta de dados e o questionário. Bem como, contém cerca de 50 perguntas”, explica o coordenador do projeto pelo ONU-HABITAT, Antônio Veríssimo.

 

Chegou a Sua Vez

 

Por outro lado, a pesquisa vai acontecer com o auxílio de tablets, o que torna a coleta mais ágil.

“Os testes de campo apontaram que o tempo médio para responder o questionário é de 20 minutos, no caso de uma família com três membros. A nossa expectativa é de concluir a primeira fase em aproximadamente dois meses.“ Observou o presidente do Instituto Darcy Ribeiro, Alan Novais.

Pesquisadores concluem treinamento

 

Do mesmo modo, além do questionário e das ferramentas para a coleta de dados, os entrevistadores receberam instruções de abordagem para lidar com os diferentes públicos espalhados pela cidade.

 

A aplicação do questionário tem como objetivo identificar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e encaminhá-las aos serviços básicos existentes.

 

As perguntas vão medir os índices de educação, saúde e qualidade de vida, além de possibilitarem gerar uma rica base de dados sobre a população maricaense.

 

Fotos: Alex Viana

Enfim, veja também:

Poesias, versos e trovas de Gilberto Barbosa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: