Centro Pediátrico do Hospital Conde Modesto Leal já realizou mais de 66 mil atendimentos

Compartilhe essa matéria:

Espaço foi entregue em dezembro de 2022 e acolhe as crianças de até 13 anos, contando com equipes qualificadas e estrutura completa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, celebra o diferencial do Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho para o bem-estar das crianças, com mais de 66 mil atendimentos registrados no local desde a sua abertura, em dezembro de 2022. O setor direcionado à pediatria fica em área anexa ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, e possui quatro consultórios, sala de medicação, lactário, área para atividades lúdicas, dez leitos pediátricos, dois de isolamento e três voltados ao trauma — onde são estabilizados os pacientes mais graves.

O espaço de urgência e emergência funciona 24 horas, contando com a atuação de diversos profissionais para o cuidado dos pequenos, incluindo pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, dentre outros. Atualmente, são realizados cerca de 5 mil atendimentos por mês no Centro Pediátrico, o que representa mais que o dobro do quantitativo registrado antes da inauguração, de aproximadamente 2 mil assistências mensais.

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, ressaltou o papel fundamental da pediatria para as crianças, com atendimento pautado em qualidade e humanização.

“O Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho surgiu para ampliar a capacidade de atendimento às crianças, oferecendo ainda mais qualidade. O espaço fica no Hospital Conde Modesto Leal, no coração da cidade, e é fundamental para acolher as demandas de urgência e emergência dos pequenos, com humanização e olhar atento às necessidades. Os números representam avanços e o empenho dos profissionais, que fazem a diferença”, destacou.

Marcelle Resende, diretora de enfermagem do hospital, lembrou que, após a inauguração do Centro Pediátrico, a unidade passou a receber ainda mais pacientes.

“O Centro Pediátrico acolhe a população maricaense e recebe também moradores de cidades vizinhas. Isso ocorre porque, além de contar com um espaço maior, mais equipamentos e profissionais, os pequenos são recebidos com humanização e carinho. Esse espaço é um sonho realizado e um diferencial”, acrescentou.

Cuidado e diversão no Centro Pediátrico

Além do acolhimento às demandas de saúde, no local são desenvolvidos diversos projetos lúdicos que integram cuidado e entretenimento para os internados na enfermaria. O “Cine Conde” exibe periodicamente filmes infantis consagrados; nas oficinas culinárias da iniciativa “Mini Chefs”, as crianças elaboram receitas junto à equipe de nutrição da unidade, com preparo, degustação e certificação simbólica; e há um projeto de contação de histórias para estimular a criatividade e trazer conforto no período de internação.
Em outra frente, os profissionais do setor de Humanização promovem diversas atividades interativas para os pequenos. Entre elas, estão: o projeto Certificado de Coragem; o Aquarela, com entrega de desenhos para colorir; e o Cuca Fresca, de estímulo à criatividade.

Na quarta-feira (26/06), o Cine Conde exibiu o filme “Divertida Mente 1”, alegrando os pequenos no Centro Pediátrico. Priscila Motta, mãe do Gael, reforçou a importância da iniciativa, que tranquilizou e entreteu o filho.

“Eu acho esse projeto muito válido, porque você tira a criança do foco da doença, principalmente no momento em que ela está menos animada. Isso traz mais humanização e alívio, já que esse recurso afasta um pouco a sensação do ambiente hospitalar, proporcionando tranquilidade”, afirmou.

Fabiana Campinho é mãe da pequena Carla e aprovou a iniciativa. Para ela, os filmes exibidos distraem as crianças e proporcionam bons momentos.

“Tivemos uma boa experiência nessa atividade. Às vezes, a criança está meio triste, com febre, e, com esse filme, ela se distraiu bastante. Acho bacana porque também tem lanches, brincadeiras, então todos acabam se distraindo de forma criativa”, concluiu.

 
Fotos: Evelen Gouvêa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: