Profissionais de saúde capacitados sobre coronavírus
Capacitação sobre coronavírus
Antes de mais nada, cerca de 40 profissionais de saúde do município formaram, no dia 06/03, a primeira turma do projeto de capacitação para identificação do novo coronavírus (Covid-19). Desse modo, médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica receberam orientações sobre como identificar e proceder em caso de suspeita de contaminação pelo vírus. Ainda mais, tiveram reforçadas as instruções para evitar o contágio e para notificar o caso o mais rapidamente possível.
Débora Sardinha, coordenadora médica de atenção primária da Secretaria de Saúde de Maricá, explicou que a meta é capacitar 100% do pessoal que atua na Atenção Básica até o fim de março.
“Os profissionais do Hospital Municipal estão sendo capacitados por outra equipe. E, ainda haverá turmas formadas pelo pessoal do Ambulatório Geral, do Centro de Diagnósticos e do Serviço de Atenção Especializada”, detalhou.
A gerente de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Thaisa Encarnação, é a responsável pela capacitação. Segundo ela, o objetivo é estabelecer um fluxo padrão para o atendimento de possíveis casos do coronavírus na cidade. Bem como, vale ressaltar, que ainda não teve nenhum caso registrado do Covid-19.
“Esses profissionais saberão como identificar um caso suspeito e como proceder com ele na unidade de saúde. Além de fazer a notificação para a Vigilância Epidemiológica, a quem cabe atuar na contenção de um possível surto”, explicou ela.
Divulgação da ANS e MS
Teste para detecção do novo coronavírus são incluídos pela ANS na lista de exames que os planos de saúde são obrigados a cobrir. Ainda falta detalhamento sobre cobertura mínima e o prazo para regra entrar em vigor.
De acordo com Ministro da Saúde, a situação do coronavírus no Brasil, em 10/03/2020, é a seguinte:
34 casos confirmados, 5 pessoas hospitalizadas, 893 Suspeitos.
Foto: Divulgação Prefeitura
Enfim, veja também:
Luta e resistência – Dia Internacional da Mulher